Michael Schumacher, piloto da Ferrari, venceu o GP da China e assumiu a liderança do campeonato, com 116 pontos, mesmo número de Fernando Alonso, mas com uma vitória a mais, sete contra seis. O espanhol terminou na segunda posição após sofrer com problemas nos pneus intermediários após sua primeira parada.

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Giancarlo Fisichella, companheiro de Alonso na Renault, completou o pódio. O italiano fez muito bem o papel de segundo piloto na equipe. Só não conseguiu evitar a sensacional ultrapassagem de Schumacher, que colocou duas rodas na grama, após o segundo pit stop. Felipe Massa vinha fazendo uma boa corrida, mas envolveu-se em um acidente com David Coulthard, quando estava em oitavo, e abandonou a prova por causa de uma suspensão quebrada.

A briga pela quarta posição também foi muito acirrada. Nick Heidfeld abriu a última volta na frente, com Rubens Barrichello, Jenson Button e Pedro de la Rosa muito próximos. Na curva fechada após a reta oposta, o inglês da Honda deu o bote e fez a ultrapassagem. O brasileiro tentou o mesmo, mas bateu no piloto da Sauber. De la Rosa se aproveitou e passou os dois, terminando em quinto. Barrichello foi o sexto e Heidfeld, o sétimo. Mark Webber, da Williams, fechou a zona de pontuação.

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Na largada, com pista molhada, Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella se aproveitaram da boa partida da Renault e ficaram nas duas primeiras posições. Barrichello, que largou na terceira posição, escolheu o lado errado da curva e perdeu duas posições, para Kimi Raikkonen e Jenson Button. Michael Schumacher se manteve na sexta posição.

A pista ia secando e o alemão começou a se aproximar de Rubinho, enquanto na frente Alonso abria muito, com Fisichella fazendo muito bem o trabalho de segundo piloto. Quando Schumi finalmente conseguiu a ultrapassagem, já estava a mais de 20 segundos do espanhol. Raikkonen ainda passou o italiano da Renault, mas quebrou algumas voltas depois.

O primeiro pit stop foi o momento crucial da prova. Enquanto quase todos os pilotos não trocaram pneus, Fernando Alonso optou por trocar os dianteiros, o que, mais tarde revelaria-se um erro. Na volta à pista, o espanhol não conseguiu manter o rendimento, sofrendo com a falta de aquecimento deles. Fisichella e Schumacher se aproximavam rapidamente. O italiano ainda tentou segurar Schumi, mas foi obrigado a ultrapassar o espanhol. O alemão seguiu o mesmo caminho e Alonso foi obrigado a fazer seu segundo pit stop e colocar pneus para piso seco.

Fisichella mantinha-se à frente de Schumacher e o alemão fez sua segunda parada antes. Mas se o italiano ganhou tempo nos boxes, em compensação, perdeu na saída. Schumi o ultrapassou e disparou na frente. Alonso contou com a colaboração de seu companheiro e ficou em segundo. No fim, o espanhol ainda diminuiu a vantagem para apenas 3s1, mas já era tarde para chegar em Schumi, que parece se aproximar do seu oitavo título mundial.

Confira o resultado final do GP da China:

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1 – Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B) – 56 voltas em 1h37m32s7472 – Fernando Alonso (ESP/Renault/M) – a 3s1213 – Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M) – a 44s1974 – Jenson Button (ING/Honda/M) – a 1m12s0565 – Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M) – a 1m17s1776 – Rubens Barrichello (BRA/Honda/M) – a 1m19s1317 – Nick Heidfeld (ALE/Sauber-BMW/M) – a 1m31s9798 – Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B) – a 1m43s5889 – David Coulthard (ESC/RBR-Ferrari/M) – a 1m43s79010 – Vitantonio Liuzzi (ITA/STR-Cosworth/M) – a 1 volta11 – Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B) – a 1 volta12 – Robert Doornbos (HOL/RBR-Ferrari/M) – a 1 volta13 – Robert Kubica (POL/Sauber-BMW/M) – a 1 volta14 – Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B) – a 1 volta15 – Scott Speed (EUA/STR-Cosworth/M) – a 1 volta16 – Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B) – a 3 voltas17 – Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri-Honda/B) – a 4 voltas

Não classificados:

Ralf Schumacher (ITA/Toyota/B) – a 7 voltas/abandonoFelipe Massa (BRA/Ferrari/B) – a 12 voltas/abandonoJarno Trulli (ITA/Toyota/B) – a 18 voltas/abandonoTiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B) – a 19 voltas/abandonoKimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M) – a 38 voltas/abandono