Com apenas 7.882 pagantes na Arena Pernambuco, por causa do boicote proposto pelas torcidas de Náutico, Sport e Santa Cruz, que eram contra a realização da partida no estado, o Botafogo venceu o Fluminense por 1 a 0 no primeiro clássico carioca do Brasileirão. É o novo líder do campeonato.
As duas equipes poderiam assumir a ponta da classificação, graças ao empate do líder Coritiba com o Flamengo, no sábado. O gol solitário de Seedorf, aos 39/2.º, com contribuição do goleiro Diego Cavalieri, colocou o Alvinegro no topo, com 13 pontos conquistados, um a mais do que os paranaenses.
"São três pontos importantes, temos de acreditar e ter confiança de que podemos chegar longe", disse o autor do gol, esperançoso de que o Botafogo pode fazer uma boa campanha no Brasileirão.
Para o quarto colocado Fluminense, só restou lamentar a fraca atuação na segunda etapa. "Foi um jogo bom das duas equipes. Tentamos o melhor, mas jogamos muito pelo meio. Teria sido melhor se tivéssemos jogado pelas laterais com o Carlinhos e o Bruno", disse o atacante Fred, que fez seu primeiro jogo pelo clube depois da conquista da Copa das Confederações com a seleção brasileira.
O jogo teve um tempo dominado por cada time e belas defesas dos goleiros Jefferson e Diego Cavalieri, que impediram que o placar fosse mais dilatado. Na primeira etapa, as melhores chances foram do Fluminense. Foram 9 chutes a gol, contra 3 do Fogão nos primeiros 45 minutos. Depois do intervalo, quem se encontrou em campo foi o Botafogo e essa estatística se equilibrou: 8 a 7 para o Tricolor, totalizando 17 a 10.
Melhor jogador da segunda etapa, Seedorf fez a diferença em um chute de muito longe. Cavalieri falhou, dando a liderança ao rival.