O Botafogo busca explicações para o mau desempenho no Engenhão, que impede o time de avançar na tabela do Brasileiro. A vitória por 2 a 0 sobre o Sport, na noite desta quarta-feira (15), pela 17ª rodada, pode sugerir que o problema foi solucionado. Mas nem mesmo os poucos mais de 4 mil alvinegros presentes ao estádio se iludiram.
Seedorf garantiu o triunfo com o gol que fechou o placar aos 32 do segundo tempo e os jogadores foram abraçar o técnico Oswaldo de Oliveira. Nesse momento, a comemoração das arquibancadas se transformou em vaias, numa nítida demonstração de insatisfação com o treinador.
"Não tenho problema nenhum com torcedor. Tem muitos anos que eles querem uma coisa a mais, uma vitória a mais. Temos que fazer mais. É normal a crítica quando não conseguimos os resultados", comentou Seedorf, sobre o descontentamento dos torcedores.
Na matemática, porém, o resultado foi ótimo. Com 27 pontos, o Botafogo é o sexto colocado. Prejudicado pelas vitórias de Bahia e Palmeiras, o Sport caiu para a zona de rebaixamento, com 14 pontos.
O jogo
Mesmo jogando fora de casa, o Sport esteve mais perto do gol até que Elkeson abrisse o placar, já aos 22 minutos do segundo tempo. Antes, Jefferson impediu o gol pernambucano aos oito minutos, quando salvou com os pés a finalização de Felipe Azevedo à queima-roupa.
Oswaldo de Oliveira, então, sacou o volante Renato e lançou o atacante Rafael Marques. O veterano Renato, no que seria impensável há algumas semanas, foi muito vaiado pela torcida.
Uma falha defensiva dos rubro-negros resultou no gol que bastaria para os botafoguenses vencerem. Marques cruzou e Elkeson dominou e chutou com frieza, livre na área pernambucana.
A tão necessária vitória foi consolidada pelo único foco de inspiração e brilho em campo. Seedorf cortou o passe errado de Bruno Aguiar e chutou com força. A bola passou por entre as pernas de Magrão e morreu na rede, aos 32.
Com fôlego renovado pela vitória, o Botafogo se prepara agora para um desafio muito maior. Vai visitar o líder Atlético-MG, no domingo. O Sport não terá vida fácil também. Terá pela frente o vice-líder Fluminense, sábado, em Volta Redonda.
- São Paulo abusa dos erros e leva 3 a 0 do Náutico
- Palmeiras bate Flamengo e deixa zona de rebaixamento
- Atlético-MG só empata, mas segue isolado na liderança
- Ponte Preta decepciona e perde para o Bahia por 2 a 0
- Portuguesa bate o Grêmio e fica longe da zona da degola
- Cruzeiro e Fluminense ficam no empate em jogo nervoso
- Outros jogos que fecham a 17ª rodada
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas