Começa hoje, às 8 horas, a 12.ª edição do Transparaná, considerado o maior raid do Brasil, numa promoção do Jeep Clube de Curitiba. Serão seis dias de muita lama e emoção, com pilotos e navegadores percorrendo o Paraná da costa oeste até a leste, cruzando caminhos históricos do estado. A partir da largada em Curitiba, na Praça Nossa Senhora do Salete, no Centro Cívico, os competidores passarão por 28 municípios. A expectativa da organização é de que neste ano seja batido o recorde de participantes (96, em 1995), divididos nas categorias master, pick-up, sênior, jeep, júnior e motos.
Serão ao todo 11 etapas (1.650 quilômetros no total) em que as equipes terão de demonstrar, além de perícia ao volante para vencer os obstáculos naturais do relevo, precisão absoluta na marcação dos tempos. "É uma competição de regularidade, um segundo atrasado ou adiantado pode complicar o resultado final", declarou Luiz Felipe Munhoz Campelo, um dos fundadores do Transparaná e diretor da prova.
Duas mudanças importantes acontecerão nesta edição, exatamente na chegada e na largada da prova, que inicia e termina em Curitiba. Anteriormente, o começo ocorria em Guaíra e o término no litoral. E já na estréia, com a saída na capital, a adrenalina vai ser forte. O primeiro trecho será o grande teste para as duplas, que terão de vencer 230 quilômetros até Irati de uma só vez, numa velocidade média de 30km/h. Na quarta etapa, de Pitanga a Campo Mourão, a dureza também vai ser grande. "Vamos ultrapassar 45 porteiras e colchetes por dentro de matos fechados, fazendas, praticamente sem nenhuma civilização", revelou Luiz Felipe.
E embora pareça o contrário, jipes e pick-ups com tração nas quatro rodas (4x4) se embrenhando mato a dentro não representam perigo nenhum à vegetação. Uma das principais preocupações da organização do Transparaná é promover um evento ecologicamente responsável. Para tanto, um fiscal do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) acompanhou a prova experimental e aprovou todo o trajeto. "Ele nos certificou que não há prejuízo algum ao meio ambiente", disse Luiz Felipe. Além disso, a Guarda Florestal e a Polícia Militar do Paraná também estão de acordo com a realização da prova, com a PM tomando o cuidado para que sejam evitados acidentes com o público.
12 anos de história
No começo dos anos 90, alguns integrantes do Jeep Clube de Curitiba tiveram a idéia de criar o Transparaná, que só virou realidade em 1994, quando foi realizado pela primeira vez. O percurso foi menos da metade do atual, cerca de 680 quilômetros, indo de Londrina até o litoral paranaense, contando com 88 inscritos. O sucesso da empreitada motivou os participantes, que desde então fazem do Transparaná o principal evento no calendário oficial do Jeep Clube de Curitiba.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião