O primeiro salto pela busca da vaga nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 começou ontem para a ginástica artística brasileira. Com quatro atletas que treinam no Paraná quase metade das dez convocadas , a seleção se apresentou no Rio de Janeiro para moldar a equipe que disputará o Pan-Americano e o Mundial da modalidade. Os trabalhos vão até o dia 19 de fevereiro.
Bruna Leal, Ethiene Franco, Harumy Freitas e Priscila Cobell vão representar o estado no grupo que conta ainda com Ana Cláudia Silva, Daniele Hypólito, Gabriela Soares, Jade Barbosa e Letícia da Costa (Flamengo). Adrian Gomes, do Grêmio Náutico União (RS), completa o time brasileiro.
O treinamento tem como função primordial reunir o grupo. Esse é o primeiro ciclo olímpico após a dissolução da seleção permanente, com cada atleta treinando no seu clube.
"Justamente por isso esse estágio é tão importante. Por sermos uma equipe, o ideal é que estivéssemos todas no mesmo nível. Óbvio que isso não acontece. Esses treinos servem para uma estimular a outra. Digo que é uma competição saudável", afirma a carioca Bruna Leal, radicada em Curitiba.
A agenda de competições na temporada começa em março, com a etapa da Copa do Mundo da França. O ápice do calendário ocorre em outubro, com o Campeonato Mundial (de 7 a 16), em Tóquio, no Japão, e os Jogos Pan-Americanos (de 24 a 29), em Guadalajara, no México.
"Estaremos no pico da nossa preparação neste período. Vamos começar agora a preparar o que vamos mostrar lá na frente", comenta a baiana Priscila Cobello, que também treina no Paraná.O Mundial é a prioridade das meninas pois vale uma vaga antecipada nos Jogos Olímpicos de Londres. "Temos de ficar até o oitavo lugar no Japão para nos classificarmos. A outra chance será só no evento-teste de janeiro de 2012 e daí fica muito tarde para nós. Atrapalha todo o planejamento dos treinos", alerta Bruna.
Por ser início de temporada, o foco durante os trabalhos no Rio ainda não estará nos treinamentos. "Neste momento faremos uma avaliação técnica e física das meninas que competiram no ano passado e planejaremos os objetivos do ano. Claro que, nesse primeiro estágio, elas ainda não estarão na forma perfeita e, por isso, há uma atenção especial aos testes físicos", explicou a técnica Iryna Ilyashenko.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Lula abre espaço para Lira e Pacheco no governo e acelera reforma ministerial
Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião