São Carlos - No sábado, José Roberto Guimarães afirmou que o time da Itália que está disputando o Grand Prix, apesar de desfalcado, é perigoso. E não era um mero exercício de diplomacia do técnico da seleção brasileira feminina de vôlei. As italianas mostraram ontem que Zé Roberto tinha razão. Em São Carlos (interior de São Paulo), na última rodada da primeira etapa da competição, o time europeu derrotou o Brasil por 3 sets a 1 com parciais de 25/22, 25/21, 18/25 e 25/19.
Com esse resultado, Brasil, Itália e Japão (que venceu o fraco time de Taiwan também por 3 sets a 0) terminaram a etapa com duas vitórias cada. A equipe brasileira levou vantagem no número de pontos marcados e está em terceiro lugar na classificação geral as cinco primeiras colocadas se classificam à fase final do torneio, que será na China.
Como a seleção brasileira chegou à última rodada com duas vitórias e a Itália não jogou bem nas primeiras partidas, pouca gente esperava que o time europeu pudesse jogar tão bem contra as campeãs olímpicas.
Até mesmo as jogadoras brasileiras ficaram surpresas com a atuação italiana, como reconheceu a ponteira Paula Pequeno. "Eu acho que jogamos abaixo do necessário para vencer as italianas", comentou a jogadora. "Acho que a Itália surpreendeu, superou as nossas expectativas pelo que elas jogaram contra Japão e Taiwan. A gente não se preparou para isso. Nós entramos ansiosas demais".
Apesar da derrota, a principal pontuadora da partida foi Natália, que saiu do banco de reservas para marcar 21 pontos. E a meio de rede Fabiana completou 50 jogos de Grand Prix na carreira de um modo desagradável. "Nós não jogamos muito bem. Erramos bastante".
José Roberto Guimarães vinha dizendo que seu time precisava jogar contra um adversário difícil para ganhar ritmo de jogo. O que o técnico da seleção não esperava era que a equipe jogasse tão mal quando esse momento chegasse. "O fato de cometermos muitos erros foi ruim", lamentou o técnico. "A defesa não funcionou. O bloqueio fez 11 pontos, mas não foi efetivo, não amortecemos tantas bolas. Nós deixamos a Itália jogar comodamente e pagamos um preço alto por isso", comentou.
Ontem mesmo a seleção viajou para Macau, na China, onde vai jogar contra as donas da casa, Holanda e República Dominicana entre sexta-feira e domingo.
Deixe sua opinião