A seleção brasileira adulta feminina de basquete estréia nesta quarta-feira (20h de Brasília) contra a Argentina na 5ª Copa América Pré-Mundial da República Dominicana, com transmissão ao vivo do SporTV2. A primeira rodada terá ainda Cuba x Canadá (17h45) e República Dominicana x Porto Rico (22h15). A competição classifica três países para o 15º Campeonato Mundial de 2006. O Brasil, por ser o país sede, já tem sua vaga garantida. Decacampeã sul-americana invicta e já classificada para o Mundial do próximo ano, o Brasil estréia na Copa América com uma equipe renovada e com 24,1 anos de média de idade. Já a Argentina busca na Copa América uma vaga para o Mundial.
Brasileiras e argentinas se enfrentaram 40 vezes em competições oficiais, desde 1946, com 38 vitórias do Brasil contra apenas duas das argentinas. O último confronto foi na Copa Internacional do Rio de Janeiro, no mês de agosto, e as brasileiras ganharam por 92 a 54.
"Apesar da diferença técnica entre as duas seleções, a Argentina é um adversário que deve ser respeitado. Por isso, vamos jogar focadas durante os 40 minutos para evitar qualquer surpresa. Pelos resultados que conseguimos na temporada 2005 (18 vitórias e uma derrota), temos todas as condições de brigar pelo título e conquistar o tricampeonato da Copa América", comentou a ala/armadora Vivian.
"A nossa equipe fez uma excelente preparação durante três meses e meio e estamos muito confiantes para essa Copa América. Conhecemos bem a seleção argentina e para conseguir a vitória basta colocar em prática as jogadas que treinamos e manter a concentração durante toda a partida. O ponto forte do Brasil é o jogo coletivo e vamos entrar com muita disposição em busca de mais um título para o basquete feminino brasileiro", afirmou a pivô Érika. Brasil
Fabianna; Jaqueline; Lílian; Sivia; Micaela; Tayara; Vivian; Êga; Zaine; Ísis; Érika; Graziane. Técnico: Antonio Carlos Barbosa. Argentina
Nicolini; Soberón; Liñeira; Landra; Gatti; Pavon; Chesta; Paoletta; Fernandez; Cava; Sanches; Palacios. Técnico: Eduardo Pinto.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura