A seleção brasileira feminina de vôlei, que venceu as cinco competições que disputou em 2005, estréia na madrugada desta terça-feira na Copa dos Campeões, no Japão, em busca de título inédito para encerrar a temporada perfeita. Em partida marcada para 1h (de Brasília), no Metropolitan Gymnasium, em Tóquio, com transmissão ao vivo do Sportv, a equipe do treinador José Roberto Guimarães enfrenta a seleção que foi responsável pelas duas únicas derrotas do Brasil em 33 jogos no ano: a China.

CARREGANDO :)

A China, segundo o próprio Zé Roberto Guimarães, é hoje a melhor equipe do voleibol mundial no feminino, ao lado de Cuba. Porém, não é imbatível. Prova disso foi a vitória brasileira, de virada, na decisão da Montreux Volley Masters: 3 sets a 2, parciais de 18/25, 24/26, 32/30, 25/15 e 20/18. O treinador ainda tem aquele triunfo sobre as atuais campeãs olímpicas fresco na memória.

- Foi um grande jogo de voleibol. O que deu certo naquela decisão foram nossas jogadas pelo meio. No Grand Prix, elas quebraram a gente por ali e tivemos dificuldades pelas extremidades - disse o técnico.

Publicidade

A busca pelo jogo ideal contra as chinesas é constante. Zé Roberto costuma dizer que as meninas do Brasil ainda têm muito a aprender com a escola asiática, que tem sempre algo novo a ensinar ao mundo.

- Precisamos estar sempre estudando o voleibol da China para ter cada vez mais aquele feedback, de saber o que erramos e como neutralizar esses nossos erros e as principais jogadas desse adversário, um time extremamente habilidoso. Será nosso jogo mais perigoso nesse ciclo olímpico - afirmou Zé Roberto.

Além de Brasil e China, a Copa dos Campeões ainda conta com Polônia, atual campeã européia; Estados Unidos; o país-sede Japão; e a convidada Coréia do Sul.- A Polônia bateu a Itália na final do Europeu e tem a Glinka como válvula de escape. Mas sabemos que, pressionada, é uma equipe que comete muitos erros. Os Estados Unidos têm um time que joga muito pelo meio e contam com a base que disputou os Jogos Olímpicos de Atenas. O Japão tem o estilo de jogo da China, de muita velocidade, e a Coréia talvez seja a equipe asiática que menos evoluiu - analisou Zé Roberto.

Esta é a terceira edição da Copa dos Campeões feminina. Na primeira, disputada em 1997, o Brasil, que era treinado por Bernardinho, terminou em terceiro lugar. A Rússia levou o título. Em 2001, já comandada por Marco Aurélio Motta, a equipe brasileira ficou em quarto lugar. A campeã foi a China.