A seleção brasileira feminina de basquete inicia nesta segunda-feira, em São Paulo, a última fase de treinos para a Copa América da República Dominicana, que será disputada entre 14 e 18 de setembro. O Brasil está no grupo B, junto com Porto Rico, Colômbia e Canadá. No grupo A estão Cuba, Argentina, Guatemala e República Dominicana.
Em 2005, a equipe dirigida pelo técnico Antonio Carlos Barbosa disputou 19 jogos com 18 vitórias e apenas uma derrota. Ganhou o decampeonato sul-americano invicto e a meta é voltar de Santo Domingo com mais uma taça na bagagem.
- Vamos para a República Dominicana em busca do título. Enfrentaremos grandes equipes como Cuba e Canadá, que ainda devem ser reforçadas para a competição. Cuba veio ao Brasil sem três jogadoras principais que estavam machucadas e não sabemos se o Canadá irá contar com a atleta que está na WNBA. Temos mais uma semana de treinamento para acertar a equipe especificamente para a competição. Vamos aperfeiçoar a parte tática, trabalhando variações defensivas e ofensivas, além de melhorar a velocidade nos movimentos - disse Barbosa
O treinador reconvocou a ala-armadora Tayara enquanto não se sabe se a ala Lilian terá condições de jogar a Copa América. A jogadora sofreu uma lesão no tornozelo durante a Copa Internacional disputada no Rio de Janeiro.
- Estamos no início de um novo ciclo olímpico e conseguimos o nosso objetivo de ampliar a base de jogadoras selecionáveis. O grupo evoluiu demais em vários aspectos, o conjunto está mais acertado e a equipe está adquirindo equilíbrio. Estamos fazendo um ótimo trabalho defensivo e melhoramos também na velocidade da saída de bola e no contra-ataque. Na marcação, conseguimos fazer algumas variações e ainda vamos treinar outras para a Copa América - afirmou o técnico.