A seleção brasileira feminina de vôlei embarca neste sábado para Novara, na Itália, onde fará a última etapa de preparação para a Copa dos Campeões, que será disputada de 15 a 20 de novembro, no Japão.
Após a conquista do título do Campeonato Sul-Americano, no mês passado, na Bolívia, a equipe passou duas semanas treinando no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ). Na próxima semana, a seleção fará amistosos contra um clube da cidade de Novara e no dia 5 de novembro viaja para Tóquio.
- Em Saquarema pensamos na uniformização da equipe. O grupo se apresentou de forma heterogênea, por isso demos enfoque maior para a parte física e a técnica. Na Itália vamos jogar para pegar ritmo - explicou Zé Roberto.
Para o treinador, o tempo de treinos na cidade da Região dos Lagos foi extremamente proveitoso.
- Aproveitamos bem o tempo, trabalhando muito o sistema defensivo e a parte física. Mas vamos começar a evoluir realmente quando chegarmos à Itália e depois ao Japão - explicou.
A delegação viaja com 11 jogadoras, pois a oposto Sheilla já está na Itália. A pedido de seu clube, o Scavolini Pesaro, ela viajou na quinta-feira passada, para a disputa de uma partida no próximo domingo, pelo Campeonato Italiano, contra o Despar Perugia, equipe das também brasileiras Fofão e Walewska.
O Brasil viaja com apenas uma mudança em relação à equipe que disputou o Sul-Americano. A ponta Raquel não foi liberada a tempo por seu clube na Rússia e acabou sendo substituída por Natália, de 16 anos, que conquistou o Mundial Infanto-Juvenil pela seleção em julho.
- Estou aqui mais para ganhar experiência, mas se o técnico me botar em quadra vou entrar com tudo. Este título seria o encerramento perfeito para o ano - disse a jovem jogadora.
A estréia da seleção brasileira será no dia 15 de novembro, às 12h (23h do dia 14 de novembro, pelo horário de Brasília), contra a China, em Tóquio.
Confira a relação das 12 jogadoras que disputarão a Copa dos Campeões:
Levantadoras: Carol e Marcelle Opostos: Renatinha e Sheilla Pontas: Fernanda Berti, Jaqueline, Natália e Sassá Meios-de-rede: Carol Gattaz, Fabiana e Valeskinha Líbero: Fabi
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião