• Carregando...

Foz do Iguaçu – A partir de março, Foz do Iguaçu passará a abrigar o Centro de Treinamento da seleção brasileira de canoagem slalom, que atualmente treina na cidade paranaense de Tibagi, e o núcleo de base da modalidade. Os treinamentos vão acontecer no Canal de Canoagem, aprovado ontem pela Federação Internacional.

A pista aproveita um trecho de 400 metros do Canal da Piracema, construído pela Itaipu para auxiliar no processo migratório e reprodutivo dos peixes. A prefeitura local instalou imensas pedras como obstáculos fixos, retiradas do mirante da hidrelétrica. O canal – com vazão de 12 mil litros de água por segundo – foi inspecionado ontem por Jean Michel Prono, técnico da seleção francesa de canoagem.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini, o primeiro torneio do novo Canal será o Festival de Canoagem e Rafting do Cone Sul, nos dias 20 e 21 de maio. Em setembro será realizado o Pan-Americano de Canoagem, classificatório para o Mundial de 2007, também programado para Foz. O Mundial definirá os atletas que vão participar da Olimpíada de Pequim, em 2008.

Tomasini explicou que ainda faltam várias obras civis, como instalação de obstáculos de fundo na pista de canoagem, construção de alojamentos, entre outros, para a consolidação do centro de treinamento. Porém ele destacou que Foz do Iguaçu tem estrutura hoteleira capaz de suprir as necessidades da seleção e dos atletas que passarão a competir nesta nova estrutura, a primeira pista de canoagem artificial e uma das dez melhores estruturas existentes no mundo.

Escolas de base

Não serão apenas os atletas profissionais que utilizarão a nova estrutura. A partir de abril as crianças dos bairros da Vila C e de Três Lagoas, em Foz do Iguaçu, estarão participando da Escola de Canoagem – Velocidade, que será desenvolvida pela Itaipu e secretaria municipal de Esportes, com apoio da CBCa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]