A seleção masculina nem de longe mostrou seu melhor voleibol mas, pelo menos, conseguiu a primeira vitória por 3 sets a 0 (25/23, 25/20 e 25/15) contra a equipe de Portugal pela Liga Mundial. Neste domingo, dia 31 de julho, às 12h, o Brasil volta a enfrentar os donos da casa, com transmissão ao vivo da Sportv.
O Brasil não começou bem na partida. O primeiro set foi marcado pelos erros de defesa e recepção da seleção. A tática implantada pelo técnico adversário Chico Santos, de sacar forte para quebrar a recepção do Brasil, deu certo e desestruturou a equipe de Bernardinho, mas, mesmo assim, a seleção fechou o set em 25 a 23.
No segundo set a seleção ainda se deixou envolver pelo saque forte de Portugal até o placar de 14 a 13 - para os brasileiros -, quando, a partir daí, melhorou nos fundamentos defensivos e conseguiu fechar o set com mais tranquilidade: 25 a 20.
"É fundamental ajustar a defesa e a recepção para dar ritmo e padrão de jogo ao time. Por isso a minha insistência nesses fundamentos", diz Bernardinho, que passou a semana focando os treinos na defesa e recepção.
O terceiro set foi todo do Brasil, que ficou sobrando em quadra. Os fundamentos estavam perfeitos, o que facilitou o estilo de jogo veloz da seleção. Com certa facilidade, num ace de Giba, a equipe de Bernardinho fechou o set em 25 a 15, finalizando a partida.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast