Acostumado a receber nomes de peso da dramaturgia nacional, o Teatro Guaíra vai abrir suas cortinas, amanhã, às 10 horas, para uma apresentação inédita, que marca a abertura do próximo ciclo olímpico para os Jogos de Pequim 2008 da ginástica brasileira. Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Camila Comin, Ana Paula Rodrigues, Laís Souza e a novata Ethiene Franco, principais nomes da modalidade no país, vão exibir suas novas coreografias para o exercício de solo o mais nobre da ginástica.
A decisão de juntar toda a equipe no Guairão foi tomada para aproveitar a visibilidade que a modalidade adquiriu nos últimos dois anos, quando as medalhas de Daiane e Daniele fizeram o Brasil ter seus momentos de pátria de collant. Outro atrativo do evento será o fato de, pela primeira vez, todas as integrantes da equipe nacional se apresentarem ao somo de músicas brasileiras.
A opção, segundo a coordenadora-geral da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) Eliane Martins, foi puxada pelo sucesso da versão samba/ tecno/ capoeira do choro "Brasileirinho", de Waldir Azevedo. A música, que embalou a coreografia de Daiane na Olimpíada de Atenas, transformou-se em uma espécie de hino da ginástica no momento em que a modalidade ganhou popularidade.
"Quando a gente fez o Brasileirinho, não tínhamos noção de como seria a receptividade do público. Como as pessoas gostaram da idéia, resolvemos fazer apenas músicas brasileiras", explicou Eliane.
Porém, a música que motivou a opção verde-e-amarela na trilha-sonora das ginastas está fora do novo repertório. A repetição exaustiva de "Brasileirinho" encurtou a vida do arranjo, que será substituído por "País tropica", de Jorge Benjor.
Camila, que se apresentava ao som de "O Guarani", de Villa-Lobos, também trocou de ritmo. A partir de amanhã, ela vai se apresentar com "Carinhoso".
"Esse é o momento exato de trocar. Estamos no começo do ciclo e há tempo suficiente para que as coreografias estejam perfeitas até o Mundial de 2007, que é classificatório para a Olimpíada de Pequim (2008)", afirma Eliane.
* Serviço: A apresentação das novas coreografias da seleção brasileira de ginástica ocorre às 10 horas, no Teatro Guaíra. Os ingressos podem ser trocados por 1 kg de alimento não perecível, na sede da Confederação Brasileira Ginástica (Rua Antônia Reginato Parigot de Souza, 921 Capão da Imbuia), até o limite de 1.000 entradas. Não haverá troca de ingressos amanhã. Informações: 41 3266-8990.
Novos acordes
Ana Paula Rodrigues "Águas de março"
Camila Comin "Carinhoso"
Daiane dos Santos "País tropical"
Daniele Hypólito "Cidade maravilhosa"
Ethiene Franco "Vassourinha"
Laís Souza "Aquarela do Brasil"
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião