Acostumado a receber nomes de peso da dramaturgia nacional, o Teatro Guaíra vai abrir suas cortinas, amanhã, às 10 horas, para uma apresentação inédita, que marca a abertura do próximo ciclo olímpico para os Jogos de Pequim 2008 da ginástica brasileira. Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Camila Comin, Ana Paula Rodrigues, Laís Souza e a novata Ethiene Franco, principais nomes da modalidade no país, vão exibir suas novas coreografias para o exercício de solo – o mais nobre da ginástica.

CARREGANDO :)

A decisão de juntar toda a equipe no Guairão foi tomada para aproveitar a visibilidade que a modalidade adquiriu nos últimos dois anos, quando as medalhas de Daiane e Daniele fizeram o Brasil ter seus momentos de pátria de collant. Outro atrativo do evento será o fato de, pela primeira vez, todas as integrantes da equipe nacional se apresentarem ao somo de músicas brasileiras.

A opção, segundo a coordenadora-geral da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) Eliane Martins, foi puxada pelo sucesso da versão samba/ tecno/ capoeira do choro "Brasileirinho", de Waldir Azevedo. A música, que embalou a coreografia de Daiane na Olimpíada de Atenas, transformou-se em uma espécie de hino da ginástica no momento em que a modalidade ganhou popularidade.

Publicidade

"Quando a gente fez o ‘Brasileirinho’, não tínhamos noção de como seria a receptividade do público. Como as pessoas gostaram da idéia, resolvemos fazer apenas músicas brasileiras", explicou Eliane.

Porém, a música que motivou a opção verde-e-amarela na trilha-sonora das ginastas está fora do novo repertório. A repetição exaustiva de "Brasileirinho" encurtou a vida do arranjo, que será substituído por "País tropica", de Jorge Benjor.

Camila, que se apresentava ao som de "O Guarani", de Villa-Lobos, também trocou de ritmo. A partir de amanhã, ela vai se apresentar com "Carinhoso".

"Esse é o momento exato de trocar. Estamos no começo do ciclo e há tempo suficiente para que as coreografias estejam perfeitas até o Mundial de 2007, que é classificatório para a Olimpíada de Pequim (2008)", afirma Eliane.

* Serviço: A apresentação das novas coreografias da seleção brasileira de ginástica ocorre às 10 horas, no Teatro Guaíra. Os ingressos podem ser trocados por 1 kg de alimento não perecível, na sede da Confederação Brasileira Ginástica (Rua Antônia Reginato Parigot de Souza, 921 – Capão da Imbuia), até o limite de 1.000 entradas. Não haverá troca de ingressos amanhã. Informações: 41 3266-8990.

Publicidade

Novos acordes

Ana Paula Rodrigues – "Águas de março"

Camila Comin – "Carinhoso"

Daiane dos Santos – "País tropical"

Daniele Hypólito – "Cidade maravilhosa"

Publicidade

Ethiene Franco – "Vassourinha"

Laís Souza – "Aquarela do Brasil"