O encontro de hoje entre Brasil e República Dominicana, às 18 horas, em Mar del Plata, marca o duelo pela ponta do grupo A do Pré-Olímpico.
Opõe, também, dois modelos semelhantes de gestão de uma confederação. Tanto na Federação Dominicana de Basquete (Fedombal) quanto na Confederação Brasileira de Basquete (CBB) uma empresa privada dá as cartas.
No país caribenho é a Southgate, que também gere a liga nacional de beisebol. No Brasil, é a Brunoro Sports Business (BSB), do empresário José Carlos Brunoro, diretor de marketing da CBB e gerente da parceria Palmeiras/Parmalat nos anos 90.
Mas a relação de Brunoro com a Confederação é muito maior do que exige o cargo. "A gente [BSB] faz a gestão da Confederação junto com o Carlos Nunes", disse Marcelo Doria, presidente da BSB, citando o mandatário da CBB.
Foi Brunoro quem indicou o ex-jogador Vanderlei Mazzuchini para ser diretor de seleções masculinas. Em seguida, avaliou o nome do argentino Rubén Magnano para o comando do time que disputa este Pré-Olímpico. Procedimento idêntico ocorreu no feminino, com a também ex-jogadora Hortência alçada à condição de diretora do departamento.
Ao mesmo tempo em que atua no departamento técnico, a BSB opera na parte estrutural da entidade. "Reformamos a Confederação inteirinha. Abrimos um espaço lá para a área técnica, porque, em capital humano, esse departamento cresceu 300%", adicionou. O faturamento da Confederação em 2010 foi de aproximadamente R$ 16 milhões.
Desse montante, disse Doria, 40% saem da Lei Piva e de convênios com o Ministério do Esporte. Mais 25% foram captados via Lei de Incentivo do governo federal. O restante vem de patrocínios. O balanço anual da entidade não revela quanto a BSB recebe. "O valor do contrato é variável. De acordo com o desempenho da BSB, assumimos o risco", resumiu Doria.
O vínculo entre a empresa e a CBB vai até 2014, último ano de mandato de Nunes, mas já há planejamento estratégico até os Jogos de 2020, ainda sem sede definida.
Ontem a República Dominicana perdeu por 73 a 72 para o Canadá, facilitando a tarefa brasileira de ficar em primeiro no grupo e escapar do cruzamento com a Argentina provável primeira colocada da outra chave na semifinal
Ao vivo
Brasil x Rep. Dominicana, às 18 horas, no Bandsports, ESPN Brasil e SporTV.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast