Faltam nove dias para o início do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de futebol feminino, em Curitiba. Em dezembro de 2011, a capital conquistou o direito de sediar a competição que classifica duas das dez seleções participantes para o Mundial da categoria, em agosto, no Uzbequistão. Mas, por falta de estádio em condições de receber jogos, vai dividir a missão de anfitrião com as cidades vizinhas.
A intenção do Comitê Organizador do campeonato era utilizar a Arena do Atlético para testar a estrutura de segurança para a Copa de 2014 no evento chancelado pela Conmebol. Mas, com o gramado do estádio rubro-negro sem condições de uso, os jogos do Sul-Americano serão pulverizados para outros locais, que até ontem estavam sendo vistoriados: os estádios da Vila Capanema e o Janguito Malucelli, em Curitiba; estádios de Ponta Grossa, Paranaguá, Araucária e São José dos Pinhais estão na lista de possibilidades.
"Estamos tentando fazer o quadrangular final com pelo menos os jogos do Brasil no Couto Pereira [que passa por reforma no gramado]", afirma o presidente do Comitê Organizador Local, Felipe Nasser Daher (o diretor de esportes municipal assumiu o posto deixado pelo ex-atacante Paulo Rink).
Assim, para manter a hegemonia na competição da América do Sul, o Brasil terá de viajar, em média, 100 quilômetros para disputar parte dos jogos da fase classificatória, em vez de jogar todas as partidas em Curitiba. Nas quatro edições anteriores, as brasileiras venceram. Em 2010, a vitória foi sobre a Colômbia, uma das equipes consideradas mais fortes pelo técnico Caio Couto. "[Elas] Têm um toque de bola rápido", explica a atacante Bia. A seleção fez, ontem, seus primeiros treinos na capital paranaense, na estrutura do Trieste Futebol Clube.
O Sul-Americano começa dia 20 de janeiro, com rodada dupla no Grupo A, entre Brasil e Paraguai, enquanto o Uruguai enfrenta o Peru. Completa a chave a Bolívia. Na Chave B estão Argentina, Venezuela, Equador, Colômbia e Chile. Na primeira fase, as equipes jogam entre si em seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para um quadrangular final que será disputado até 5 de fevereiro. Vence quem tiver a melhor campanha nesta etapa. Os ingressos para os jogos serão trocados por um 1 kg de alimento não perecível.
Campeãs
Quatro jogadoras do campeão da Copa do Brasil, o Foz Cataratas FC, também estão entre as 23 convocadas: a volante Bruna, a meia Andressa, a goleira Dani e a zagueira Tayla. Neste domingo, a seleção faz um amistoso contra o Novo Mundo, no estádio da equipe local, às 16 horas, em evento aberto ao público.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais