A volante Bruna, a meia Andressa, a goleira Dani e zagueira Tayla são as representantes do time de Foz do Iguaçu na seleção brasileira sub-20| Foto: Walter Alves/ Gazeta do Povo

Faltam nove dias para o início do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de futebol feminino, em Curi­­tiba. Em dezembro de 2011, a capital conquistou o direito de sediar a competição que classifica duas das dez seleções participantes para o Mundial da categoria, em agosto, no Uzbequistão. Mas, por falta de estádio em condições de receber jogos, vai dividir a missão de anfitrião com as cidades vizinhas.

CARREGANDO :)

A intenção do Comitê Organi­­za­­dor do campeonato era utilizar a Arena do Atlético para testar a es­­­­trutura de segurança para a Co­­pa de 2014 no evento chancelado pela Conmebol. Mas, com o gramado do estádio rubro-negro sem condições de uso, os jogos do Sul-Americano serão pulverizados para outros locais, que até ontem estavam sendo vistoriados: os estádios da Vila Capanema e o Janguito Malu­­celli, em Curi­­ti­­ba; estádios de Ponta Grossa, Pa­­ra­­naguá, Arau­­cá­­ria e São José dos Pinhais estão na lista de possibilidades.

"Estamos tentando fazer o quadrangular final com pelo me­­nos os jogos do Brasil no Cou­­to Pereira [que passa por reforma no gramado]", afirma o presidente do Co­­mi­­tê Organizador Local, Fe­­li­­pe Nasser Daher (o diretor de es­­portes municipal assumiu o posto deixado pelo ex-atacante Paulo Rink).

Publicidade

Assim, para manter a hegemonia na competição da Amé­­rica do Sul, o Brasil terá de viajar, em mé­­dia, 100 quilômetros para disputar parte dos jogos da fase classificatória, em vez de jogar todas as partidas em Curitiba. Nas quatro edições anteriores, as brasileiras venceram. Em 2010, a vitória foi sobre a Colômbia, uma das equipes consideradas mais fortes pelo técnico Caio Couto. "[Elas] Têm um toque de bola rápido", explica a atacante Bia. A seleção fez, ontem, seus primeiros treinos na capital para­­naen­se, na estrutura do Trieste Fu­­tebol Clube.

O Sul-Americano começa dia 20 de janeiro, com rodada dupla no Grupo A, entre Brasil e Pa­­ra­­guai, enquanto o Uruguai en­­fren­­ta o Peru. Completa a chave a Bo­­lívia. Na Chave B estão Ar­­gentina, Venezuela, Equador, Colômbia e Chile. Na primeira fase, as equipes jogam entre si em seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para um quadrangular fi­­nal que será disputado até 5 de fevereiro. Vence quem tiver a melhor campanha nesta etapa. Os ingressos para os jogos serão trocados por um 1 kg de alimen­to não perecível.

Campeãs

Quatro jogadoras do campeão da Copa do Brasil, o Foz Cata­­ra­­tas FC, também estão entre as 23 convocadas: a volante Bru­­na, a meia An­­dressa, a go­­lei­­ra Da­­ni e a za­­guei­­ra Tayla. Neste do­­min­­go, a seleção faz um amistoso contra o Novo Mun­­do, no estádio da equipe local, às 16 horas, em evento aberto ao público.