O impacto do inglês David Beckham na mídia representa entre 35 e 45 milhões de euros anuais (entre R$ 96 milhões e R$ 124 milhões) para o Real Madrid, revela uma pesquisa feita por duas universidades espanholas.
O estudo, feito pelo professor Pedro García del Barrio, da Universitat Internacional de Catalunya (UIC), e por Francesc Pujol, da Universidade de Navarra, aponta que o Real Madrid possui 50% dos direitos de imagem do jogador até o fim de seu contrato, em junho.
Porém, a pesquisa comprova que a contribuição econômica de David Beckham é muito superior às receitas geradas pelos direitos de imagem compartilhados.
Segundo o estudo, a dinâmica de receitas econômicas nos grandes clubes de futebol do mundo "evoluiu gradualmente rumo à indústria do entretenimento, em que a fonte principal de lucro corresponde a valores intangíveis de qualidade esportiva, espetáculo e certo glamour.Isto permite posicionar os clubes de futebol como marcas atrativas geradoras de identificação e adesão emocional, o que acaba representando despesas dos torcedores".
O relatório aponta que Beckham é a quarta estrela do mundo do futebol com mais retorno na mídia, atrás dos brasileiros Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo. O inglês Rooney é o terceiro.
No Real Madrid, Beckham perde para Ronaldo. Coincidentemente, ambos estão praticamente fora dos planos do técnico Fabio Capello para esta temporada.
O inglês reforçará o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, ao final de seu contrato com o Real Madrid.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião