O atacante Bruno Mineiro comemora o gol marcado por ele aos 47 minutos do segundo tempo| Foto: Pedro Serápio/ Gazeta do Povo

Vestiário

Atletiba no meio do caminho

O sorteio de mando de campo para a próxima fase foi realizado antes mesmo de o Atlético entrar em campo ontem. E apontou o primeiro jogo contra o Palmeiras, dia 15 de abril, em São Paulo. A partida de volta será disputada dia 21, na Arena (ver tabela completa nesta página).

"Quanto a jogar primeiro fora de casa, ainda não parei para pensar. Talvez seja melhor montar um time ofensivo para marcar gols, por causa do regulamento, mas depende. Agora vamos focar bem no Paranaense", disse o técnico Leandro Niehues, com as atenções voltadas para o clássico de domingo com o Paraná. Entre os dois duelos com o Palmeiras, o Rubro-Negro terá o Atletiba, no Couto Pereira, jogo que pode decidir o Estadual.

CARREGANDO :)

CBF divulga tabela da próxima fase

Da Redação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou ontem as datas e os mandos de campo dos confrontos válidos pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Os jo­­gos de ida serão realizados nos dias 14 e 15 de abril, enquanto as partidas de volta serão disputadas nos dias 21 e 22. Pelo sorteio, Vasco, Fluminense, Atlético, Avaí, Atlético-GO, Goiás, Guarani e Sport terão a vantagem de jogar a segunda partida em seus estádios.

Apenas 16 times estão na disputa. São Paulo têm quatro representantes. Goiás, Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco têm dois. Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina chegam com um. O sorteio foi realizado antes mesmo do término da rodada, que ficou marcada pela elimina­ção do Botafogo, ao perder por 3 a 2 para o Santa Cruz, no En­­genhão.

Confira os próximos jogos da Copa do Brasil

Atlético 2 X Sampaio Corrêa 0

Publicidade

A superioridade técnica era flagrante e o Atlético cansou de chutar bolas contra o gol do fraco Sam­­paio Corrêa. Mas a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil ficou indefinida até o fim da vitória de ontem por 2 a 0, na Are­­na. O segundo gol saiu apenas aos 47 minutos, pouco depois de o ti­­me maranhense perder uma grande chance. Se empatasse por 1 a 1, levaria a disputa para os pênaltis.

"Assim mesmo acho que a equipe está de parabéns. Sairíamos chateados se não criássemos nada. Mantivemos um padrão bom e conseguimos a vaga, que era o que importava", analisou o meia Paulo Baier. "Acho que foram mais de 20 chances. Fizemos dois gols, mas poderíamos ter feito cinco ou seis", acrescentou.

No primeiro tempo a Bolívia Querida – apelido do Sampaio por causa das cores vermelho, amarelo e verde, como a bandeira do país vizinho – mal conseguiu passar do meio de campo. A impressão era de que os jogadores não tinham força nem para afastar a bola da área e diminuir a pressão. Seguindo orientação do técnico Leandro Niehues, o Atlético partiu para o abafa e massacrou nos primeiros 15 minutos. Depois diminuiu um pouco o ritmo, mas se­­guiu criando, e perdendo, oportunidades. Surpreendentemente, o primeiro tempo terminou sem gols.

Após o intervalo, não demorou nem um minuto para alguém enfim acertar o pé. Foi o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, mandando um belo chute de fora da área para abrir o placar. Mas continuava sendo um resultado perigoso. A chance da tranquilidade veio em um pênalti sofrido por Paulo Baier. Porém Netinho bateu para fora. O Rubro-Negro repetia Coritiba e Paraná, que também haviam desperdiçado penalidades na noite anterior. Sorte que o adversário era mais fraco e a falha não foi determinante.

"Para sorte nossa, perdemos gols, mas nos classificamos. Isso vai servir sempre de lição positiva", afirmou o técnico Leandro Niehues, aliviado por superar uma fase na qual a responsabilidade era toda de sua equipe. "Se desse algo errado, as manchetes dos jornais já estavam prontas: ‘Atlético, como Coritiba e Paraná, perde pênalti e perde (a vaga)...", completou, fazendo um pequeno exercício de editor.

Publicidade

A ameaça veio em uma cabeceio de Célio Codó aos 41 minutos, obrigando Neto a uma defesa difícil. Mas no fim o artilheiro Bruno Mineiro, que vivia uma péssima noite, fez o seu, colocando as coisas no lugar. O próximo adversário na Copa do Brasil será um dos grandes. "E é muito melhor jogar contra um time como o Palmeiras. As responsabilidades são divididas", adiantou Niehues.

* * * * * *

Veja a ficha técnica do jogo Atlético 2 X 0 Sampaio Corrêa:

Em Curitiba

Atlético

Publicidade

Neto; Manoel, Rhodolfo e Chico; Raul, Valencia, Netinho (Alan Bahia), Paulo Baier e Márcio Azevedo (Jean); Javier Toledo (Bruno Furlan) e Bruno Mineiro.

Técnico: Leandro Niehues.

Sampaio Corrêa

Rodrigo Ramos; Mauro Pinto (Dejair), Mímica e Johildo; Fernandinho, André Ramos, Tica (Jadão), Castorzinho (Léo) e Samuel; Selmir e Célio Codó.

Técnico: Valter Ferreira.

Publicidade

Estádio: Arena. Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (RS). Gols: Márcio Azevedo aos 45segundos/2º e Bruno Mineiro aos 47/2º. Amarelos: André Ramos, Johildo (S). Público pagante: 13.222 (total de 14.109). Renda: R$ 310,025,00.