O planejamento de futebol do Paraná não deixa dúvidas: 2015 tem tudo para ser o ano da garotada na Vila.
Além do enxugamento orçamentário proposto pela diretoria, o que impede um número elevado de contratações, a efetivação de Luciano Gusso como técnico indica as categorias de base como solução para a montagem de um elenco jovem, ambicioso e capaz de render retorno financeiro.
Gusso é especialista no assunto. Em 2014, levou o Tricolor às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time acabou eliminado pelo Corinthians, mas revelou nomes como o zagueiro Alisson, o lateral-esquerdo Yan, os volantes Jean e Leandro Vilela e o meia Marcos Serrato.
Maior destaque entre as promessas, Alisson acertou recentemente com o Botafogo foi por empréstimo. Os demais também fizeram boas apresentações no ano passado e surgem como fortes candidatos à titularidade no Estadual o Tricolor estreia dia 31 de janeiro, contra o Prudentópolis, no Durival Britto.
"É um fator decisivo [a presença de Luciano Gusso]. Ele conhece os meninos não apenas dentro de campo, mas fora dele. Sabe o perfil e a atitude deles. É importante conhecê-los para saber como se comportam e de que maneira poderão ser cobrados", analisa o superintendente de futebol paranista Marcelo Nardi.
Para apoiar os jovens, uma espinha dorsal experiente, com o goleiro Marcos, o zagueiro Cleiton, o volante Ricardo Conceição e o meia Lúcio Flávio. Além disso, o projeto prevê ainda que os atletas da base passem por um período de adaptação entre os profissionais, evitando assim uma pressão excessiva.
"A ideia é que os garotos subam e sejam preparados para o próximo ano. Mas, é claro, se alguém se destacar, nada impede que antecipe o processo", explica Nardi que, porém, faz uma ressalva. "Na nossa realidade, colocamos o atleta e tem de dar resultado. O futebol é alto rendimento e não temos muito tempo a perder", avisa.
Do grupo que disputou a Copinha em 2015, o goleiro Lucão, o zagueiro Renan, o lateral-esquerdo Elivelton, o meia Alex Brilhante e o atacante Yan Philippe estão integrados ao time principal, além do técnico Leandro Cuca, que será auxiliar de Gusso.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas