Nada de doces, refrigerantes ou pratos repletos de calorias. Na pré-temporada do Coritiba em Foz do Iguaçu, todos os jogadores são vigiados de perto para não que não extrapolem na alimentação.
Mas isso não quer dizer que os atletas precisam passar fome, muito pelo contrário. Como eles gastam em média 5 mil calorias por dia com uma rotina puxada de exercícios, precisam recompor boa parte dessa quantia.
"Eles ingerem cerca de 3 mil calorias diárias, distribuídas em cinco refeições, com muitas frutas e pratos leves. Carnes grelhadas e massas também estão no cardápio", contou à Gazeta do Povo a nutricionista Margarete Albuquerque, responsável pela elaboração do cardápio e acompanhamento de todas as refeições feitas pelo elenco. "Os pratos sempre são atrativos e saborosos", garantiu.
No Alviverde desde 2010, mas com 13 anos de profissão, Margarete explicou que o trabalho de manutenção de peso iniciou muito antes dos 13 dias de preparação na cidade da fronteira. Começou ainda no fim do ano passado, com palestras, conscientização dos atletas e até com suplementos que auxiliam aqueles que têm tendência a ganhar quilinhos a mais durante as férias.
Sem entregar quem está acima ou mesmo abaixo do peso ideal a nutricionista revelou que, por causa do calor extremo de Foz, foi obrigada a abrir exceção com uma sobremesa: o sorvete.
"Mas é tudo moderado e tem gente que nem pede", disse. "Com essas temperaturas altas, a hidratação com água e isotônicos também é fundamental", concluiu.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026