Missão cumprida! Sem fazer muita força, mostrando personalidade e determinação, o Palmeiras venceu o lanterna América-RN por 2 a 0, nesta terça-feira, e voltou a fazer as pazes com a torcida no Palestra Itália, no Campeonato Brasileiro. Apesar de ter vencido o Corinthians na rodada passada, o Verdão vinha de três tropeços dentro de casa (derrotas para Cruzeiro por 3 a 1, e Atlético-PR por 2 a 0, e empate em 1 a 1 com o Botafogo), mas acabou com o incômodo jejum diante da sua torcida e entrou na luta pelas primeiras colocações da competição.
Agora, o Palmeiras tem 14 pontos, em nove rodadas, e o técnico Caio Júnior tem motivos para comemorar. Além das duas vitórias consecutivas (Corinthians e América), o Verdão driblou vários desfalques, entre eles Edmundo e Valdívia. Já o time potiguar, com apenas quatro pontos, amarga a lanterna e é sério candidato ao rebaixamento.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras volta a campo para encarar o Náutico, no sábado, às 18h10, no estádio dos Aflitos, em Recife. No mesmo dia, o América enfrenta o Paraná, em Curitiba, às 20h30.
Pressão alviverde
Com Frontini, o América criou boa chance de gol logo aos três minutos. Mas o Verdão mandou no jogo ao longo do primeiro tempo. Só em cobranças de faltas, uma com Martinez e duas com Caio, o Palmeiras obrigou o goleiro Renê a fazer belas defesas. Paulo Sérgio, em dois chutes cruzados, também levou perigo ao time potiguar.
De tanto pressionar, o Palmeiras merecidamente abriu o placar. Aos 18 minutos, Caio cobrou o escanteio e Luís, de cabeça, fez 1 a 0.
Enquanto o estreante técnico Marcelo Veiga sacava Frontini (que estava dando várias cotoveladas e merecia ter sido expulso) e colocava Luciano Dias, aos 28 minutos, o Palmeiras seguiu deitando e rolando em campo. Aos 29, Caio roubou a bola de Rodrigo Alemão, driblou Edson Borges, e bateu forte para ampliar o placar: 2 a 0. O Verdão seguiu pressionando, Pierre mandou uma bola no travessão, e a equipe foi para o vestiário aplaudida pela torcida.
No segundo tempo, o Palmeiras apenas administrou o resultado. Mesmo diminuindo o ritmo, a equipe passou a maior parte do tempo com a bola nos pés. Mas continuou levando perigo nas bolas paradas. Aos 15, Martinez, cobrando falta, quase fez um golaço.
Acuado e com medo de sofrer uma goleada, o América ficou na retranca. Sem pressa, o Verdão apenas tocou a bola. O técnico Caio Júnior ainda promoveu a estréia do meia Deyvid na vaga de Martinez. Já o time potiguar perdeu o volante Célio, expulso, aos 41. Luís ainda perdeu dois gols nos minutos finais, mas o Palmeiras fez por merecer a vitória.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast