Com uma atuação de incontestável superioridade, o Barcelona derrotou nesta terça-feira a Inter de Milão, no Camp Nou, e assumiu a liderança do Grupo F da Liga dos Campeões. Piqué e Pedro fizeram os gols nos 2 a 0 do time catalão, que jogou sem Ibrahimovic e Messi, machucados (ficaram no banco de reservas o tempo todo).

CARREGANDO :)

Com o resultado, o Barça chegou a oito pontos e pode até perder por um gol o último jogo da fase de grupos, dia 9, contra o Dínamo, em Kiev, que ainda assim se classifica às oitavas de final. A Inter de Milão (seis pontos) também segue dependendo apenas de si: se vencer o Rubin Kazan, no mesmo dia, no San Siro, avança sem depender do resultado da partida na Ucrânia. O Rubin também soma seis pontos e se classifica se bater a Inter. Ao Dínamo (cinco pontos), resta vencer o Barça por 2 a 0 ou por mais de dois gols, ou conseguir uma vitória simples e torcer por um empate entre Inter e Rubin.

Antes do jogo, ao entrar em campo para o aquecimento, Eto'o foi muito aplaudido pela torcida do Barcelona. O camaronês abraçou um a um os ex-colegas de Barcelona durante a entrada oficial das duas equipes.

Publicidade

Sem Ibra e Messi, o técnico Guardiola escalou seu trio ofensivo com Henry de referência e Iniesta e Pedro abertos pelas pontas. Na Inter, uma profusão de volantes dominou o time de José Mourinho: Zanetti, Cambiasso e Thiago Motta formavam o meio, com apenas Stankovic responsável pela criação. Na frente, Milito e Eto'o pouco pegaram na bola.

Daniel Alves foi o brasileiro em ação pelo Barça (Maxwell entrou no fim, apenas para ganhar tempo). No lado do Inter, Julio César, Maicon e Lúcio, além de Thiago Motta, foram titulares.

O Barcelona começou a partida encurralando a Inter de Milão em seu campo. Os comandadados de José Mourinho não conseguiam chegar ao ataque e sofreram o primeiro gol logo aos dez minutos. Após escanteio da esquerda, Henry desviou de cabeça no primeiro pau e a bola chegou até Piqué. O zagueiro tomou a frente de Thiago Motta e escorou para a rede.

Em vantagem, o Barcelona seguiu melhor. E esteve perto de ampliar com Xavi, em cobrança de falta, mas a bola saiu raspando no travessão de Julio César. O domínio se transformou em mais um gol aos 26 minutos. Xavi deu passe em profundidade para Daniel Alves, que cruzou com açúcar para Pedro, livre no segundo pau, bater e fazer 2 a 0.

Atônito, a Inter seguiu sem dar um ataque de perigo até os 35 minutos. O time italiano contou com uma bobeada do goleiro Valdés, após bola recuada, para conseguir seu primeiro lance de perigo. O espanhol afastou bola nos pés de Stankovic, que tentou acertar o gol vazio de longe. Mas o tiro saiu torto e a bola foi por cima do gol.

Publicidade

Na segunda etapa, José Mourinho tentou dar mais vida ao setor de meio do campo ao trocar o volante Cambiasso por Muntari. O time teve uma ligeira melhora, mas seguiu vendo o Barcelona levar mais perigo. Aos oito minutos, Daniel Alves cruzou para Xavi, que testou com estilo, no cantinho. Julio César fez um milagre para evitar o terceiro gol.

A Inter conseguiu ao menos trocar mais passes no campo ofensivo. Mas foi difícil ameaçar a meta de Valdés. Eto'o chegou a reclamar de pênalti numa disputa de ombros com Daniel Alves na área, mas a arbitragem nada marcou.

Senhor da partida, o Barça passou então a tocar mais a bola e, sem correr riscos, administrou a partida até o apito final. Daniel Alves, de falta, esteve perto de marcar o terceiro, mas parou nas mãos de Julio César.

Mourinho ainda tentou a última cartada ao lançar o atacante Balotelli na vaga do meia Stankovic. Pouco adiantou. O Barça não deu sopa ao azar e garantiu uma vitória que lhe deixou muito perto da vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões.