Passados mais de dois meses do fim do patrocínio da Caixa Econômica Federal, Athletico, Coritiba e Paraná ainda não conseguiram encontrar um novo patrocinador máster. Segundo especialistas, os clubes paranaenses estão com o marketing defasado e a tendência do mercado é que os patrocínios tenham valores mais baixos no futuro.
“A culpa dessa situação é do marketing de Athletico, Coritiba e Paraná. Especialmente o Athletico, que está muito a frente dos demais. O Mario Celso Petraglia [presidente do Deliberativo rubro-negro] peca ao não dar importância ao marketing. O departamento do Athletico é muito fraco para o tamanho do ativo do clube”, analisa Amir Somoggi, consultor em marketing esportivo.
Atualmente o Athletico conta com três patrocínios de menor porte: Uber, Philco e Copacol. Além da Caixa, a Havan também deixou o Furacão. O Coxa possui quatro patrocínios, mas nenhum máster. São eles Pro Tork, RDP Midway e Bourbon. Já o Paraná está sem parceiros comerciais.
>> TABELA: confira os próximos jogos, resultados e classificação do Paranaense
>> TABELA: veja os grupos e todos os jogos da Libertadores 2019
>> TABELA: veja todos os jogos da Série B 2019
>> TABELA: veja todos os jogos do Brasileirão 2019
“Os clubes colocam apenas a marca na camisa achando que isso é marketing esportivo. Enchem o uniforme com patrocinadores pequenos. Mas o mercado está dando um recado: ou você melhora a entrega que você dá para o meu patrocínio ou eu não vou te patrocinar. Por isso, muitas empresas migram para setores de mídia social, entretenimento e música”, explica o consultor.
Em 2018, a Caixa pagou R$ 6 milhões ao Athletico, R$ 5 milhões ao Paraná e outros R$ 3 milhões ao Coritiba. Para Erick Betting, jornalista e consultor esportivo, a tendência é que os clubes não consigam atingir os mesmos valores.
“A tendência é de um retorno de empresas privadas ao esporte. Mas os valores devem ser mais baixos. Já vemos alguns clubes fechando patrocínios. O Corinthians, clube com grande alcance, tinha um patrocínio com a Caixa de R$ 30 milhões e agora é de R$ 12 milhões no valor fixo com o BMG”, projeta Betting.
Em relação ao tempo em que os clubes paranaenses estão sem anunciante principal, Betting classifica como normal a demora. “Clubes com maior alcance nacional vão fechar os contratos antes”, finaliza o consultor.
Notícias do Athletico no Whats
***
Notícias do Coritiba no Whats
***
Notícias do Paraná Clube no Whats
Grupo de WhatsApp futebol
*
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
STF leva ao plenário ação sobre privatização de cemitérios; Nunes fala em aumento de custos
Deixe sua opinião