O lateral-esquerdo Dênis ganhou o lugar de Luciano Amaral (fora de forma) para a partida em Paranavaí, contra o Engenheiro Beltrão| Foto: Giuliano Gomes/ Gazeta do Povo

Adversário

Aereb promete fazer o simples

"Valeu mais que um treino." Foi dessa maneira que o técnico Rodrigo Müller, do Engenheiro Beltrão, definiu a conversa de 40 minutos com o elenco, sexta-feira, "para lavar roupa suja". Reflexo da derrota por 4 a 0 para o Paraná. Esperança de uma nova atitude hoje, contra o Coritiba. Para isso, o treinador quer ver seu time adotando um estilo diferente. "Estávamos querendo jogar bonito. Agora, vamos fazer o simples", explica. Thiago Silva, que cumpriu suspensão no meio de semana, volta ao ataque. Müller também mudou o esquema do 3–5–2 para o 4–4–2 e trocou mais quatro jogadores: saem Luiz Alberto, Jefferson, Márcio Alcides e Fernando Sá; entram Luiz, Gaúcho e Safira, além de Thiago Silva.

CARREGANDO :)

Em Paranavaí

Engenheiro Beltrão

Gean; Baiano, Braga, Gustavo e Luiz; Alisson, Quintino, Gaúcho e Safira; Thiago Silva e Jefferson Claro.

Técnico: Rodrigo Müller.

Coritiba

Édson Bastos; Rodrigo Heffner, Jéci, Pereira e Dênis; Leandro Donizete, Enrico (Marcos Paulo), Renatinho e Rafinha; Marcos Aurélio e Ariel.

Técnico: Ney Franco.

Estádio: Waldemiro Wagner. Horário: 16h50. Árbitro: Héber Roberto Lopes. Auxs.: Roberto Braatz e Dirceu Elói Comin.

No início do ano, o Coritiba promoveu, de uma só vez, dez garotos dos juniores ao elenco profissional. Basicamente, por dois motivos: baratear a folha de pa­­gamento e, já pensando mais à frente, reprisar a aposta na ju­­ven­­tude que contribuiu para o retorno à Primeira Divisão em 2007, com as revelações Hen­­rique, Pedro Ken e Keirrison.

Publicidade

Chegando a terceira rodada do Paranaense, aos poucos o torcedor vai conhecendo essa nova piazada. O lateral-direito Fa­­bi­­nho e o volante Marcos Paulo já tiveram as primeiras oportunidades, nas vitórias diante de Ser­rano (2 a 0) e Rio Branco (4 a 1), respectivamente. Para o confronto com o Engenheiro Bel­trão, hoje, às 16h50, mais novidades.

Uma é certa. O lateral-esquerdo Dênis ganhou o lugar de Lu­­ciano Amaral para a partida em Paranavaí – o titular carece de uma melhor preparação física. A outra ainda não foi definida pelo técnico Ney Franco.

Ele está indeciso entre atuar com apenas um volante (Leandro Donizete), com Enrico, Rena­­tinho e Rafinha completando o meio de campo; ou com dois vo­­lantes, ficando a escolha entre Marcos Paulo, que ganharia no­­va oportunidade, agora desde o início, ou Willian (outro jovem, já aproveitado no Brasileiro do ano passado).

"O plano é de ir utilizando os jogadores que subiram. É o que eu tenho falado, eles subiram, permanecer e jogar só depende do desempenho deles, e acredito que a maioria irá corresponder e nos ajudar ao longo do ano formando uma equipe forte", co­­menta o treinador. Nas demais posições, Ney Franco manterá a mesma formação dos dois primeiros compromissos do Esta­dual.

Bola da vez, Dênis deixou o treinamento da última sexta-feira sem saber se ia atuar – depois de treinar parte da preparação entre os titulares. Até que, quando se encaminhava para os vestiários, foi chamado para a primeira coletiva de imprensa.

Publicidade

No contato com os jornalistas, não escondeu a ansiedade na espera da estreia como profissional. "É um sonho que se realiza e é normal ficar ansioso. Mas preciso ter calma para mostrar o meu futebol e, quem sabe, prosseguir no time", declarou o jogador.

Denis veio parar no Couto Pe­­reira após ser dispensado do Atlético. Ele foi titular da equipe rubro-negra vice-campeã da Copa São Paulo de 2009. Acabou de fora da "leva" de meninos promovidos logo depois da competição e, ao final do ano, deixou a Baixada.

"Eu tinha esperança de subir com o Geninho. Mas ele acabou indo embora no decorrer do ano e não fui aproveitado. Agora quero provar o meu valor no Coritiba", disse.

Para tanto, Dênis, Marcos Paulo e os demais representantes da nova geração contarão com o suporte dos mais experientes do elenco, como é o caso do zagueiro Jéci, 29 anos. "Os meninos têm qualidade, quando chegaram já deu para sentir no primeiro trabalho com bola. Para quem joga atrás dá para perceber isso. Com certeza eles vão dar muitos frutos para o clube", afirma o capitão do Coxa.

Além dos citados, foram promovidos no começo de 2010, Lucas (zagueiro), Castor (lateral-esquerdo), Daniel (volante), Tiago Real e Ruy (meias), Lelê (meia-atacante) e Róger (atacante).

Publicidade

Ao vivo

Engenheiro Beltrão x Coritiba, às 16h50, na RPC TV, PFC e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).