Personagem
Atacante ganha chance, mas na ala-direita
Marcelo não esperava, mas ganhou um presente do técnico Antônio Lopes no dia em que atingiu a maioridade (ontem): o atacante será titular do Atlético pela primeira vez no ano, hoje, contra o Serrano.
O inusitado, porém, é que não atuará na sua função de origem. Será ala, pela direita, em substituição a Raul. A intenção do treinador é repetir a experiência que deu certo com Wesley no ano passado o meia-atacante, devolvido ao Santos, também migrou para a lateral. "Ele (Raul) está sendo sacado porque quero um ala com outras características, mais ofensivo. O Marcelo é garoto, foi um dos melhores na avaliação física, suporta bem aquele vaivém. É um jogador que tem velocidade e sabe fazer gol. O time ganha em agressividade", explica Lopes.
Tímido ainda nas entrevistas, o prata da casa apenas agradeceu a oportunidade. "Esse é o melhor presente que o professor poderia me dar. Se Deus quiser vou continuar no time", diz ele, que receberá a escolta de Rhodolfo e Alan Bahia para poder atacar sem precisar se preocupar com a marcação.
Adversário
Robinho volta ao Serrano
Apesar do início nada empolgante, o Serrano espera fazer um bom jogo na Arena. A equipe do técnico Carlos Nunes terá o retorno do atacante Robinho, que não atuou no empate contra o Corinthians-PR, em Prudentópolis, por lesão. Nunes considerou que a equipe tem de "deixar de errar como errou contra o Coxa", na primeira rodada. "Eu falei que só perderíamos para o Coritiba se errássemos. E tomamos dois gols em falhas, mas isso é passado. Não conseguimos ganhar em duas partidas, mas vamos tentar de qualquer modo. O Atlético está em começo de trabalho e algumas peças não se encaixaram ainda, mas o Antônio Lopes é um profissional competente e pode arrumar isso", disse Nunes, que completou: "Estou preocupado em fazer um bom jogo, mostrando o que o Serrano é capaz de fazer".
Ex-artilheiro do Barueri diz que pode defender o Furacão
Leonardo Bonassoli, especial para a Gazeta do Povo
Pedrão pode estar de malas prontas para o Atlético. O atacante de 31 anos e 1,75 m de altura revelou à Gazeta do Povo estar negociando sua transferência para o Furacão. Ele joga no Al Shabab, dos Emirados Árabes Unidos, e marcou 13 gols no atual clube em menos de 20 partidas disputadas.
O centroavante ficou conhecido por fazer mais de 130 gols pelo Barueri em cinco anos de clube. "Se eu for para o Atlético, quero fazer mais. O que sempre assustou os outros clubes era que no Barueri meu salário não era tão baixo. Vim aqui (para os Emirados Árabes) por causa do dinheiro, mas tenho saudades do Brasil. O pessoal se assusta pela idade, mas o que importa é o que o jogador faz dentro de campo", disse Pedrão.
O diretor de futebol do Atlético, Ocimar Bolicenho, negou, no entanto, que o avante esteja a caminho do clube. "Ele foi um jogador que nos foi oferecido. Recebemos de 25 a 40 ofertas por dia. A gente recebe todas as ofertas e analisa com carinho, passando para a comissão técnica. Mas não estamos negociando com ele."
A diretoria do Atlético passou a virada de temporada procurando jogadores experientes para amadurecer o time, exigência do técnico Antônio Lopes. Assim desembarcaram na Baixada os colombianos Vanegas (33 anos) e Serna (31) e o atacante Bruno Mineiro (26). Alan Bahia (27) também foi repatriado após passagem de um ano pelo Vissel Kobe, do Japão.
O quarteto se juntaria a Alex Mineiro, Paulo Baier e Claiton, os outros "trintões" do elenco, formando a base veterana para 2010. Um time rodado que, na avaliação do treinador, seria capaz de errar menos, deixando de entregar pontos preciosos, marca da oscilante campanha no Brasileiro do ano passado, quando o Rubro-Negro brigou para fugir do rebaixamento.
O planejamento, porém, não resistiu às primeiras rodadas do Estadual. Hoje, contra o Serrano, às 20h30, na Arena, a média de idade do Furacão será de 22,5 anos ante o Operário, na quarta-feira, era de 21,5.
Culpa de uma série de circunstâncias. Alex, Baier e Claiton estão no departamento médico. Vanegas e Serna em recuperação física. Marcinho (28), o outro veterano remanescente de 2009, trocou recentemente o Rubro-Negro pelo Al-Ahli, da Arábia Saudita. E por aí vai.
Sobrou para Valencia, Alan Bahia (o mais velho entre os titulares) e Bruno Mineiro a responsabilidade de liderar os novatos em busca da primeira vitória no Regional, essencial para quem almeja fechar a primeira fase na liderança, levando à decisão todas as benesses do supermando o Atlético é o 11.º colocado com apenas um ponto, cinco pontos atrás dos líderes Coritiba e Operário.
"As ausências estão tendo uma influência negativa, sem dúvida nenhuma. O time sentiu muito a saída daquele pessoal que vinha sendo titular: o Nei, Marcinho, Wesley, o próprio Galatto... Mas agora, com a volta do gringo, do Valencia, vamos começar a melhorar", acredita Lopes, mencionando o retorno do volante titular, substituto de Renan. Marcelo no lugar de Raul e Bruno Mineiro na vaga de Patrick são as outras trocas em relação à equipe que perdeu para o Operário (2 a 1).
"É lógico que os rodados fazem falta. Temos muitos garotos. O ideal é ter mais experiência, para ganhar em equilíbrio. Nesse momento, é apostar no Valencia, Bruno, Alan e Netinho, que, apesar de novos, já têm uma certa bagagem", emenda o Delegado.
Alçado à condição de referência, mesmo com menos de duas semanas de Baixada, Bruno Mineiro dá dicas de como o time deve atuar hoje para não ser surpreendido novamente. "É preciso malandragem. Saber o momento certo de fazer as coisas. Em começo de temporada, não podemos ir com tudo para cima dos adversários. Ainda não temos condicionamento físico para isso", prega ele.
* * * * *
Ao vivo
Atlético x Serrano, às 20h30, no PFC e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).
* * * * *
Veja a ficha técnica do jogo Atlético X Serrano
Em Curitiba
Atlético
Neto; Manoel, Rhodolfo e Chico; Marcelo, Valencia, Alan Bahia, Netinho e Márcio Azevedo; Wallyson e Bruno Mineiro.
Técnico: Antônio Lopes.
Serrano
Val, Hugo, Jonathan, Índio e Anderson; Bruno, Thiago Bocão, Joel e Massai; Robinho e Renaldo.
Técnico: Carlos Nunes.
Estádio: Arena da Baixada. Horário: 20h30. Árbitro: Leomir de França Cuque. Auxs.: Luiz Henrique de S Santos Renesto e Márcio Lopes Guerra.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião