A americana Serena Williams sofreu neste sábado, mas conseguiu superar a belga Justine Henin, ex-líder do ranking, e conquistou o bicampeonato do Aberto da Austrália. Neste sábado, a atual número 1 do mundo venceu em 3 sets, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/2, após 2h07min de confronto.
Serena, de 28 anos, chegou ao seu quinto título em Melbourne (2003, 2005, 2007 e 2009) e se tornou a maior campeã do torneio australiano na era profissional do tênis - a partir de 1968. A americana ainda alcançou o seu 12.º troféu de Grand Slam na carreira, e consolidou a liderança do ranking da WTA.
Justine Henin, por sua vez, perdeu a chance de coroar seu retorno ao esporte com um título de Grand Slam, como fez sua compatriota Kim Clijsters no US Open do ano passado. A belga, que havia se aposentado em maio de 2008, soma sete títulos em torneios deste nível.
No entanto, o bom resultado de Henin em Melbourne mostrou que a tenista voltará a brigar pelos principais títulos do esporte após ficar fora do circuito por mais de um ano e meio. Foi apenas o segundo torneio disputado pela belga desde o seu retorno no início deste mês. Ela também foi vice-campeã em Brisbane, há duas semanas.
Serena se iguala a lenda do tênis
Com o bicampeonato, Serena Williams comemorou a marca de 12 títulos de Grand Slam. A líder do ranking revelou ao final da final que alcançou seu objetivo, ao igualar o número de títulos da compatriota Billie Jean King.
"Billie, estamos empatadas", declarou Serena à tenista aposentada, que acompanhou a final deste sábado, nas arquibancadas da Arena Rod Laver, em Melbourne. "Alcancei o meu objetivo", completou a atleta, de 28 anos.
A partir de agora, Serena tentará se aproximar dos 18 títulos da compatriota Chris Evert e da tcheca Martina Navratilova. "Eu nunca pensei que pudesse alcançar Martina, porque ela é uma grande campeã. Sinceramente, estou apenas fazendo o que posso. Eu realmente gosto de jogar em Melbourne", disse a campeã, que faturou seu quinto troféu no Grand Slam da Austrália.
Henin celebra duas semanas emocionantes
Apesar do vice-campeonato no Aberto da Austrália, a belga Justine Henin celebrou sua participação no primeiro Grand Slam após o fim de sua aposentadoria. "Foram duas semanas emocionantes. Nunca pensei que poderia viver isso novamente", declarou a ex-número 1 do mundo neste sábado.
Henin deixa Melbourne com um saldo positivo. Em seu caminho até a final, ela derrotou quatro cabeças de chave, incluindo a número cinco do mundo, a russa Elena Dementieva. Na decisão, a belga ainda mostrou boa reação no segundo set e deu trabalho à Serena na última parcial.
"Gostaria de parabenizar Serena. Ela é uma verdadeira campeã", afirmou, ao reconhecer a boa fase vivida pela rival. "Ela estava pressionada, mas sacou de forma incrível neste jogo. Jogou bem nos momentos mais importantes e mereceu ganhar esta partida".
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Deixe sua opinião