Os competidores irão enfrentar o sol e as dificuldades de vários tipos de terrenos para completar os dez dias do 20º Rally dos Sertões, que passará por cinco estados e 11 cidades| Foto: Theo Ribeiro/ Webventure

Para comemorar a 20.ª edição do Rally dos Sertões, nada como o percurso mais difícil de todos. É com 80% do trajeto em terrenos em sua maioria inéditos, arenosos e repletos de dunas que os organizadores esperam os 220 participantes a partir de hoje, com a primeira etapa classificatória. A largada oficial será neste domingo (19), em São Luís, no Maranhão.

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A jornada de 4.846 quilô­­me­tros pelo sertão brasileiro – com 2.346 km cronome­trados – vai durar dez dias, passando por 5 estados e 11 municípios. Um périplo que elevará para 90 o número de cidades por onde carros, motos, caminhões e quadriciclos levantaram poeira nesses 20 anos.

Entre as novidades desta edição, estão programadas duas maratonas, uma na terceira e outra na sexta etapa. Nessas fases, quem garante a manutenção dos veículos são os próprios pilotos e navegadores.

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"Geralmente, temos apenas uma maratona, mas, para incrementar as festividades, teremos uma dose dupla. Este desafio testa a qualidade do conjunto, ou seja, temos de ter um equipamento resistente e saber poupá-lo sem perder tempo na disputa. É um jogo de equilíbrio e estratégia", explicou o piloto Guido Salvini, da equipe Salvini Racing, pentacampeã do Rally dos Sertões na cate­­goria caminhões pesados. "Não resta dúvida de que o Sertões 20 anos será a edição mais difícil de toda a história", frisou o navegador da equipe, Flávio Bisi.

"Encontraremos obstácu­los naturais muito duros, que exigirão resistência física e mecânica, mas, sobre­­tudo, equilíbrio emocional. Teremos, só dentro do Maranhão, os desafios mais severos que colocarão em teste as habilidades dos participantes, bem como a resistência dos veícu­los", alertou o navegador Kai­­que Bentivoglio.

A disputa será intensa pela conquista da taça. Na lista de favoritos para esta edição especial estão Guilherme Spinelli, Sté­­pha­­ne Peterhansel, Riam­­burgo Ximenes e os irmãos Marcos e Cristian Baumgart, na categoria carros. Entre os caminhões pesados encabeçam a lista os pilotos de sempre: Edu Piano e André Azevedo, donos de cinco campeonatos e que estão sempre entre os primeiros.

Nos caminhões leves, a disputa pelo título acontece entre pai e filho. Bicampeão do Sertões, Amable Barrasa terá de superar seu herdeiro Rafael Martinez Conde se quiser levar o título.

Dos nove inscritos nos quadriciclos, o atual campeão Tom Rosa é o principal concorrente a vencer pela segunda vez consecutiva. A categoria mais difícil em se apontar um favorito é a dos UTVs – um híbrido entre quadriciclo e buggy com dois lugares –, que neste ano estreia de forma experimental no Sertões.

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Nos ares

Além das emoções pelas trilhas, a abertura do Rally dos Sertões vai contar com uma atração nos ares. Os paranaenses Thiago Peretti e Marcelo "Kiko" vão realizar um salto de paraquedas hoje, para aquecer os motores antes da disputa. Thiago Peretti participou das últimas duas edições dos Sertões, na ca­­tegoria motos.

No paraque­­dismo, já soma mais de 2.800 mil saltos, enquanto Marcelo Ki­­ko é instrutor há mais de 15 anos e tem cerca de 5 mil saltos.