Com uma atuação de gala do veterano atacante Andriy Shevchenko, a Ucrânia estreou na Eurocopa vencendo de virada a Suécia por 2 a 1, nesta segunda-feira (11), no estádio Olímpico de Kiev, fechando a primeira rodada do grupo D do torneio.
Todos os gols do jogo foram marcados no segundo tempo. O primeiro artilheiro a aparecer foi Ibrahimovic, que abriu o placar para Suécia. Em resposta rápida, o goleador ucraniano de 35 anos precisou de seis minutos para balançar as redes duas vezes, virando o placar e levando a melhor no duelo de goleadores.
A vitória coloca a Ucrânia na liderança do grupo D, com três pontos ganhos. Logo atrás, vêm França e Inglaterra, com um ponto, enquanto a Suécia está zerada na tabela. Na próxima rodada, na sexta-feira (15) os ucranianos enfrentam os franceses (15h45), e os suecos encaram os ingleses (13h).
O jogo
Taticamente, as escalações remetiam ao jogo de xadrez, já que ucranianos e suecos montaram suas equipes com a intenção de anular as principais forças ofensivas do adversário. Com tanta precaução nas escalações, as duas equipes tiveram muitas dificuldades na criação de jogadas no primeiro tempo.
Efetivamente, ucranianos e suecos tiveram uma grande chance cada, sempre com sua principal estrela. O primeiro a assustar foi Andriy Shevchenko, aos 24 minutos de jogo. O atacante do Dinamo de Kiev recebeu na grande área, dominou livre e cara a cara com o goleiro Isaksson acabou chutando mal, à esquerda do camisa 1 sueco.
A grande chance dos nórdicos veio apenas aos 38. Após cruzamento da direita, Ibrahimovic cabeceou com estilo, no contrapé de Pyatov, mas a bola, caprichosamente, bateu no pé da trave.
O segundo tempo começou com duas péssimas notícias, primeiro, aos 4 minutos, quando Shevchenko levou uma pancada no joelho Granqvist. O craque seguiu no jogo, mas foi obrigado a ver 'Ibra' abrir o placar dois minutos depois para os suecos
O atacante do Milan recebeu na área depois de jogada confusa, e uma falha da defesa da Ucrânia. Källstrom dominou livre e serviu Ibrahimovic só precisou escorar para o fundo das redes, marcando seu primeiro gol na Euro 2012.
Só que aos nove minutos, o ídolo ucraniano acabou com a vibração sueca. Após cruzamento na medida de Yarmolenko, Shevchenko se jogou em direção a bola e testou forte, sem dar chances para Isakson, empatando o jogo.
E aos 17 da segunda etapa, 'Sheva' fez o estádio Olímpico de Kiev explodir de vez. Após escanteio de Konoplyanka da esquerda, o artilheiro ucraniano se antecipou no primeiro pau e cabeceou bem mais uma vez, dessa vez para virar o placar.
Depois dos gols, os suecos não se encontraram mais na partida. Nem mesmo as mudanças na equipe, inclusive com a entrada do titular Elmander, que se recupera de lesão, ajudaram o time a se reorganizar em campo. No fim, vitória e festa dos donos da casa.
Ficha técnica:
UCRÂNIA 2X1 SUÉCIA
Ucrânia: Pyatov; Gusev, Mikhalik, Khacheridi e Selin; Tymoshchuk, Yarmolenko, Konoplyanka (Devich) e Nazarenko; Shevchenko (Milevskiy) e Voronin (Rotan). Técnico: Oleg Blokhin.
Suécia: Isaksson; Lustig, Mellberg, Granqvist, M. Olsson; Elm, Kallström, Larsson (Wilhelmsson) e Toivonen (Svensson); Ibrahimovic e Rosenberg (Elmander). Técnico: Erik Hamrén.
Árbitro: Cüneyt Sakir (Turquia), auxiliado por Bahattin Duran e Tarik Ongun.
Cartões amarelos: Kallström e Elm (Suécia).
Gols: Shevchenko (2) (Ucrânia) Ibrahimovic (Suécia).
Estádio: Olímpico de Kiev, em Kiev (Ucrânia).
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião