Com uma atuação de gala do veterano atacante Andriy Shevchenko, a Ucrânia estreou na Eurocopa vencendo de virada a Suécia por 2 a 1, nesta segunda-feira (11), no estádio Olímpico de Kiev, fechando a primeira rodada do grupo D do torneio.
Todos os gols do jogo foram marcados no segundo tempo. O primeiro artilheiro a aparecer foi Ibrahimovic, que abriu o placar para Suécia. Em resposta rápida, o goleador ucraniano de 35 anos precisou de seis minutos para balançar as redes duas vezes, virando o placar e levando a melhor no duelo de goleadores.
A vitória coloca a Ucrânia na liderança do grupo D, com três pontos ganhos. Logo atrás, vêm França e Inglaterra, com um ponto, enquanto a Suécia está zerada na tabela. Na próxima rodada, na sexta-feira (15) os ucranianos enfrentam os franceses (15h45), e os suecos encaram os ingleses (13h).
O jogo
Taticamente, as escalações remetiam ao jogo de xadrez, já que ucranianos e suecos montaram suas equipes com a intenção de anular as principais forças ofensivas do adversário. Com tanta precaução nas escalações, as duas equipes tiveram muitas dificuldades na criação de jogadas no primeiro tempo.
Efetivamente, ucranianos e suecos tiveram uma grande chance cada, sempre com sua principal estrela. O primeiro a assustar foi Andriy Shevchenko, aos 24 minutos de jogo. O atacante do Dinamo de Kiev recebeu na grande área, dominou livre e cara a cara com o goleiro Isaksson acabou chutando mal, à esquerda do camisa 1 sueco.
A grande chance dos nórdicos veio apenas aos 38. Após cruzamento da direita, Ibrahimovic cabeceou com estilo, no contrapé de Pyatov, mas a bola, caprichosamente, bateu no pé da trave.
O segundo tempo começou com duas péssimas notícias, primeiro, aos 4 minutos, quando Shevchenko levou uma pancada no joelho Granqvist. O craque seguiu no jogo, mas foi obrigado a ver 'Ibra' abrir o placar dois minutos depois para os suecos
O atacante do Milan recebeu na área depois de jogada confusa, e uma falha da defesa da Ucrânia. Källstrom dominou livre e serviu Ibrahimovic só precisou escorar para o fundo das redes, marcando seu primeiro gol na Euro 2012.
Só que aos nove minutos, o ídolo ucraniano acabou com a vibração sueca. Após cruzamento na medida de Yarmolenko, Shevchenko se jogou em direção a bola e testou forte, sem dar chances para Isakson, empatando o jogo.
E aos 17 da segunda etapa, 'Sheva' fez o estádio Olímpico de Kiev explodir de vez. Após escanteio de Konoplyanka da esquerda, o artilheiro ucraniano se antecipou no primeiro pau e cabeceou bem mais uma vez, dessa vez para virar o placar.
Depois dos gols, os suecos não se encontraram mais na partida. Nem mesmo as mudanças na equipe, inclusive com a entrada do titular Elmander, que se recupera de lesão, ajudaram o time a se reorganizar em campo. No fim, vitória e festa dos donos da casa.
Ficha técnica:
UCRÂNIA 2X1 SUÉCIA
Ucrânia: Pyatov; Gusev, Mikhalik, Khacheridi e Selin; Tymoshchuk, Yarmolenko, Konoplyanka (Devich) e Nazarenko; Shevchenko (Milevskiy) e Voronin (Rotan). Técnico: Oleg Blokhin.
Suécia: Isaksson; Lustig, Mellberg, Granqvist, M. Olsson; Elm, Kallström, Larsson (Wilhelmsson) e Toivonen (Svensson); Ibrahimovic e Rosenberg (Elmander). Técnico: Erik Hamrén.
Árbitro: Cüneyt Sakir (Turquia), auxiliado por Bahattin Duran e Tarik Ongun.
Cartões amarelos: Kallström e Elm (Suécia).
Gols: Shevchenko (2) (Ucrânia) Ibrahimovic (Suécia).
Estádio: Olímpico de Kiev, em Kiev (Ucrânia).