O árbitro gaúcho Carlos Eugênio Simon está confirmado para apitar na Copa do Mundo da Alemanha. Este será o segundo Mundial do brasileiro, que também apitou em 2002.
Vinte e três juízes se encarregarão de dirigir as partidas. A escolha foi feita neste sexta pela Comissão de Árbitros da Fifa, presidida pelo espanhol Ángel María Villar. Além do brasileiro, há outros seis árbitros latino-americanos entre os selecionados.
A Comissão selecionou 23 juízes de um total de 44 candidatos, levando em conta o rendimento dos aspirantes nos torneios da Fifa, as competições continentais e os campeonatos nacionais durante os últimos 18 meses, assim como os resultados da avaliação feita nos dois cursos da Fifa em Frankfurt (Alemanha).
- Os 23 juízes que dirigirão os jogos na Alemanha compõem a melhor equipe de juízes de todo o mundo. É necessário contar com uma equipe assim, pois eles desempenham uma função crucial no torneio, onde enfrentarão as maiores exigências - disse o presidente da Fifa Joseph Blatter.
Já como árbitro da Copa, Carlos Eugênio Simon apita neste sábado, a primeira partida da final do Campeonato Gaúcho entre Grêmio e Internacional, no Estádio Olímpico (Porto Alegre), às 16h (horário de Brasília).