Três vitórias e um empate a cada cinco jogos. É de uma sequência como essa que o Paraná Clube precisará para sonhar com a volta à primeira divisão em 2010. A previsão é do engenheiro Tristão Garcia, responsável pelo site Infobola, que avalia que o Tricolor terá de fazer uma campanha de "campeão" até o fim da Série B para assegurar o tão sonhado acesso.
"Hoje o Paraná tem apenas 5% de chances de subir. Faltam 22 jogos e o time teria de fazer uma campanha com aproveitamento de líder para garantir uma vaga, conquistando pouco mais de dois pontos por jogo", acredita.
Segundo os cálculos do professor, para garantir presença na Série A, são necessários 66 pontos, três a mais do que o Barueri, quarto colocado em 2008, conquistou. "É claro que é possível se classificar com menos, mas comparando com o ano passado, a pontuação até agora está mais alta, há mais equilibrio. 66 é o número para subir sem depender da sorte", confirma. Até o fim da rodada o Tricolor estará, na melhor das hipóteses, em 11º lugar. Em 16 jogos a equipe do técnico Sérgio Soares venceu seis, empatou duas e perdeu oito vezes. O aproveitamento é de 41%.
No ano passado o Marília, melhor colocado entre os rebaixados, somou 45 pontos, mesma pontuação do Fortaleza, último time a escapar da degola. Para Garcia, os paranistas precisam somar mais 29 pontos para afastar totalmente o risco de rebaixamento.
"Atualmente o risco de o Paraná cair é de 18%. São necessários 49 pontos para fugir do rebaixamento, mas também é possível que alguns times se salvem com menos. De qualquer forma o Paraná tem 77% de chances de permanecer onte está", completa.
Confira a classificação e os próximos jogos da Série B.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião