Sorato surge como possível substituto de Josigol
Sorato, 38 anos, reserva do Vitória na Série B, foi o primeiro jogador citado como candidato a substituir Josiel, caso o artilheiro da Primeira Divisão acerte sua transferência para o exterior. A opção casa bem com a intenção declarada na segunda-feira pela diretoria de trazer um jogador experiente para vestir a camisa 9. Mas ninguém confirmou o interesse em Sorato. Pelo contrário. Alguns dirigentes chegaram a dizer nos bastidores que seria um absurdo trazer um atleta "tão experiente".
Ainda com Josiel à disposição, o técnico Gílson Kleina apostará nos meias-atacantes Vinícius Pacheco e Éverton para fazer a bola chegar até ele. O primeiro será o substituto de Vandinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ele começou no banco de reservas contra o Atlético-MG, entrou ainda no primeiro tempo no lugar do lateral-esquerdo Márcio Careca, marcou o gol tricolor na derrota por 3 a 1 e foi um dos únicos poupados da revolta da torcida.
O time ainda terá outras duas alterações. O volante Goiano, também suspenso pelo terceiro amarelo, sai de cena para o retorno de Adriano, fora havia 45 dias se recuperando de uma lesão muscular. Já o zagueiro Luís Henrique, depois de cumprir suspensão, assume a vaga de Neguete na defesa. (NF)
Goiás se vê obrigado a vencer o Tricolor
Goiânia O Goiás chegou a ser segundo colocado do Brasileirão, mas enfrentou uma fase de instabilidade nos últimos jogos e caiu para a 7.ª posição. Por isso, busca reabilitação contra o Paraná, jogando em casa, pela 16.ª rodada do campeonato. Na rodada passada, o Goiás sofreu uma goleada do Vasco, por 4 a 1, e somou a terceira derrota nos últimos cincos jogos. Mas, contra o Tricolor, o time goiano promete dar a volta por cima. "Estamos jogando em casa, temos a obrigação de se impor", avisou o técnico Paulo Bonamigo, que começou a ganhar destaque nacional no comando do rival de hoje. Mas o ele terá problemas para armar o Goiás. Na zaga, Leonardo (suspenso) e Paulo Henrique (contundido) não jogam seus substitutos são André Leone e Ernando, respectivamente. No ataque, Fábio jogará no lugar de Fabrício Carvalho, outro que está contundido.
É a quinta "última partida" de Josiel pelo Paraná em duas semanas. Como nas vésperas dos últimos jogos, novamente cogita-se que o goleador pode se despedir do Tricolor no duelo de hoje contra o Goiás, às 19h30, em Goiânia.
Desta vez, porém, a possibilidade parece ser mais forte. O próprio camisa 9 afirmou que será observado por representantes de um clube francês no Estádio Serra Dourada. "Meu procurador me ligou dizendo que viriam o presidente e um diretor. No caso de gostarem do meu futebol, sentamos para conversar", afirmou o artilheiro do Brasileiro, com 12 gols, ainda sem revelar o nome do time interessado.
A intenção dos observadores de ver de perto Josiel antes de qualquer avanço nas negociações talvez explique por que a diretoria paranista continue dizendo não saber de nada. Na verdade, o presidente José Carlos de Miranda até duvida do potencial financeiro dos clubes franceses. "Temos de ver quais países hoje têm condições de fazer um bom investimento. Inglaterra, Itália, Espanha? Talvez. Mas lá a maioria dos elencos está fechada", declarou, praticamente descartando a transferência para um grande centro do futebol europeu.
Ao mesmo tempo, ele contou que ontem conversou com representantes de um clube (de fora da França) que disseram já ter acertado tudo com um empresário. "Então esperamos a ordem de pagamento", falou Miranda, encarando a situação na base do ver para crer.
Indagado sobre de onde é o tal clube, o presidente deu apenas a seguinte dica: "É de um país que tem dinheiro." Como antes ele havia descartado os principais centros, a conclusão natural pelas últimas transações mundiais é de que o Leste Europeu (Ucrânia ou Rússia), o Oriente Médio ou o Japão pode ser o destino. O que não agradaria totalmente ao centroavante, que já admitiu não querer ir para um lugar onde fosse "sumir".
Segundo a Gazeta do Povo apurou, o provável destino do artilheiro seria o Dínamo de Moscou, da Rússia.
Por isso a possível presença de franceses no estádio deve fazer Josiel tentar de tudo para confirmar a fama de matador. Antes de todas as suas últimas partidas, aliás, ele disse que, além de ajudar o Paraná, conquistar créditos com possíveis compradores era motivo para não deixar cair o rendimento.
"E acho que é uma das últimas chances para uma transação agora, até porque está acabando o tempo", afirmou o atacante, mais preocupado com a proximidade do início dos campeonatos europeus do que com o fechamento da janela de transferências internacionais, que só ocorre no dia 31.
Na TV: Goiás x Paraná, às 19h30, no Premiere F.C.
* * * * * * *
Em GoiâniaGoiás x Paraná
GoiásHarlei; André Leone, Ernando e Amaral; Paulo Baier, Fábio Bahia, Cléber Gaúcho, Élson e Diego; Felipe e Fábio. Técnico: Bonamigo.
ParanáFlávio; Daniel Marques, Nem e Luís Henrique; Alex, Adriano, Beto, Éverton e Márcio Careca; Vinícius Pacheco e Josiel. Técnico: Gílson Kleina.
Estádio: Serra Dourada. Horário: 19h30. Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (PE/Fifa). Auxs.: Alcides Augusto de Lira Júnior (PE) e Jossemmar José Diniz Moutinho (PE).
Deixe sua opinião