• Carregando...
 | Marcos Borga / Reuters
| Foto: Marcos Borga / Reuters

O Benfica não deu chance para o azar e venceu o Rio Ave por 2 a 1, neste domingo, em Lisboa, pela última rodada do Campeonato Português e conquistou o título nacional. A equipe encarnada ainda foi beneficiada pelo empate do vice-líder Braga, também neste domingo. Com os resultados, o Benfica chegou aos 76 pontos, cinco a mais que o rival.

Como só dependia das suas próprias forças para ser campeão, o Benfica entrou em campo disposto a matar o confronto o quanto antes. E essa tática dos encarnados deu certo. Aos três minutos, o atacante Oscar Cardozo abriu a contagem no Estádio da Luz. Após um chute de Carlos Martins, a bola sobrou para o paraguaio, que concluiu de primeira. A emoção foi tão grande, que um torcedor invadiu o gramado para comemorar o gol, sendo retirado peloas seguranças.

A pressão dos donos da casa continuou e a situação melhorou quando Wires foi expulso, após atingir o meia brasileiro Ramires com violência. E a partir daí, virou um jogo de ataque contra defesa. As melhores jogadas do Benfica surgiram dos pés da dupla de argentinos Aimar e Saviola. Em pelo menos duas oportunidades, quase saiu o segundo gol, mas o goleiro Carlos evitou o pior para a sua equipe nos primeiros 45 minutos.

Na etapa final, o panorama mudou um pouco. O Rio Ave passou a pressionar a defesa encarnada, atrás do gol de empate. Mas os atacantes do time visitante nãoe stavam em dia inspirado e, aos poucos, o Benfica começou a se impor em casa e a partida ficou equilibrada. O confronto ficou feio nos primeiros 15 minutos, com muitas disputas duras entre os jogadores.

Aos 27 minutos, um susto para o Benfica. Após uma cobrança de falta na área encarnada, Ricardo Chaves se antecipou ao goleiro Quim e, de cabeça, deixou tudo igual no placar. Embora o Braga estivesse empatando em 1 a 1 com o Nacional, a torcida da casa ficou apreensiva. E o time responde em campo. Com uma postura mais ofensiva, o ataque passou a funcionar. E o prêmio foi o segundo gol. Aos 33, Cardozo aproveitou um rebote da zaga do Rio Ave e marcou novamente, tranquilizando o Estádio da Luz.

Após reassumir a vantagem, o Benfica assumiu o controle do confronto e continuou no ataque. Porém, o goleiro Carlos continou fazendo ótimas defesa. Mas como bastava um vitória simples, o time encarnado manteve a posse de bola e aguardou o apito final para comemorar o título.

Confira os jogos da última rodada:

Uniao Leiria 1 x 4 PortoLeixoes 1 x 2 SportingVitoria Setúbal 1 x 2 BelenensesPaços de Ferreira 2 x 2 OlhanenseBenfica 2 x 1 Rio AveVitória de Guimarães 1 x 2 MarítimoNacional 1 x 1 BragaNaval 0 x 1 Acadêmica

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]