Seguindo a tendência de valorizar cada vez mais os seus sócios exemplo maior dessa mudança de postura é o novo estatuto do clube , o Coritiba vai levar para a consulta popular uma sensível mudança em seu escudo. Para alegria de muitos e temor de outros, a colocação ou não das estrelas de prata alusivas às recentes conquistas da Série B do Campeonato Brasileiro na camisa do clube será tema de uma espécie de superenquete.
Sem moldes ainda definidos, o clube fará no ano que vem uma consulta entre seus sócios sobre a validade de se colocar (e onde colocar) o símbolo próximo ao escudo oficial. "A gente está estudando a possibilidade. Existe um movimento pró-estrela há muito tempo e estamos estudando a melhor forma e mais justa forma de se definir essa questão", disse Oliver Seitz, gerente de marketing do Coritiba.
A ideia é que sejam oferecidos quatro modelos para que os torcedores escolham qual mais lhes agrada. O primeiro apresenta o escudo com a estrela dourada em alusão ao título de Campeão Brasileiro da 1.ª Divisão no alto (como é hoje) e as duas prateadas abaixo do escudo. O segundo modelo traz as três estrelas na parte de cima do escudo, com as duas prateadas servindo de base para a dourada, em tamanho maior, logo acima.
O terceiro design também mostra as três estrelas acima do escudo e alinhadas às suas margens, seguindo a ordem (da esquerda para a direita) prata dourada (maior) prata. O quarto e último modelo traz o escudo como é hoje, sem estrelas prateadas e com a estrela dourada acima do escudo (opção para os opositores).
Segundo Seitz, embora membros da diretoria tenham suas opiniões, a palavra dos sócios deve ser soberana. "É muito importante para o clube que essa decisão não seja unilateral. Ela precisa ser democrática. Fazemos questão absoluta da participação dos sócios e estamos bolando algum mecanismo que possibilite uma votação justa, para que não beneficie nenhuma das correntes", acrescentou.
O vice-presidente coxa, Vilson Ribeiro de Andrade, disse à Gazeta do Povo que é favorável a colocação das estrelas na camisa, restando saber onde e de que forma. "Especialmente a conquista deste ano, da maneira que foi conquistada, merece ser exaltada. São títulos que fazem parte da nossa história".
Eliminado do sub-20
O time sub-20 do Coritiba foi eliminado ontem do Campeonato Brasileiro da categoria, no Rio Grande do Sul, ao perder por 2 a 0 para o Vasco.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa