O nadador norte-americano Michael Phelps foi eleito o esportista do ano pela Sports Illustrated, a principal revista esportiva dos Estados Unidos. Em 54 anos do prêmio, esta foi a primeira vez que um nadador foi nomeado.
"Honestamente, eu me sinto a mesma pessoa que tenho sido em toda minha vida", disse Phelps. "Eu estou fazendo o que eu amo. Eu fui capaz de alcançar o que eu queria alcançar este ano. Um sonho se tornou realidade este ano e eu definitivamente não poderia pedir para mudar nada.
Phelps, de 23 anos, se tornou o maior vencedor em uma mesma Olimpíada, ao superar o também norte-americano Mark Spitz, que havia conquistado sete medalhas de ouro na Olimpíada de Munique, em 1972. Phelps conseguiu nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, oito ouros, com sete recordes mundiais e oito recordes olímpicos. Somadas as seis conquistas em Atenas, em 2004, o nadador totaliza 14 ouros olímpicos.
"Só a possibilidade de ter a atenção do público norte-americano é algo que eu sempre quis para nosso esporte (a natação). Eu e meus companheiros temos sido capazes de trabalhar em conjunto para permitir que isso aconteça", comemorou Phelps.
Deixe sua opinião