O San Antonio Spurs venceu com folga o Cleveland Cavaliers por 103 a 92, na noite deste domingo, em casa, e abriu 2 a 0 nas finais da NBA, disputadas em melhor de sete jogos.
Dominando as ações desde o início, o Spurs contou com grandes atuações do armador Tony Parker e dos alas Manu Ginóbili e Tim Duncan, que marcaram 78 dos 103 pontos do time. Parker foi o cestinha do jogo, com 30 pontos, enquanto Ginóbili e Duncan contribuíram com 25 e 23 pontos, respectivamente.
Pelo Cavs, o principal pontuador foi o ala LeBron James, com 25. Ele, no entanto, converteu apenas nove dos 25 arremessos que tentou. O armador calouro Daniel Gibson também esteve bem e anotou 15 pontos. O brasileiro Anderson varejão ficou 28 minutos em quadra e anotou oito pontos e dez rebotes.
Os visitantes abriram o placar com uma cesta de LeBron James, mas depois disso o domínio foi completo do San Antonio Spurs. O time da casa, superando os adversários nos dois lados da quadra, seguiu abrindo vantagem durante toda a primeira metade da partida.
Ao fim o primeiro quarto, a diferença era de 11 pontos (28 a 17). No intervalo, subiu para 25 (58 a 33). A forte defesa do Spurs limitou o Cavs a 26,8% de aproveitamento de arremessos de quadra até a metade do jogo. A essa altura, LeBron era o único atleta do time com mais de dez pontos (somava 13). O time da casa converteu 55% dos arremessos e tinha três atletas com mais de dez pontos: Tony Parker (16), Tim Duncan (15) e Manu Ginóbili (12).
Do terceiro quarto em diante, o Spurs só precisava administrar a vantagem. E foi o que o time da casa tentou fazer. A tática deu certo no terceiro período, mas o Cavs montou uma reação perigosa no quarto decisivo. Com 27 pontos de desvantagem no início do período, LeBron e companhia cortaram a diferença para oito pontos a 4m53s do fim (24 a 6 para o Cleveland durante o período).
A reação acabou, porém, quando Manu Ginóbili converteu um arremesso de três pontos, sofreu a falta e converteu o arremesso livre. A jogada de quatro pontos deixou o Spurs à frente por 100 a 89 a 2m35s do final. O Cavs não ameaçou mais depois disso.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Deixe sua opinião