O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu, na noite da última segunda-feira, vários jogadores que se envolveram na confusão generalizada que aconteceu logo após o final da partida entre Avaí e Botafogo, na Ressacada, em Florianópolis, no dia 20 de abril, pelo duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, jogadores dos dois times trocaram socos e pontapés no gramado depois do empate por 1 a 1 que acabou classificando a equipe catarinense para a próxima fase do torneio nacional.
Como saldo da confusão, o Botafogo teve os atacantes Loco Abreu e Herrera suspensos por cinco e quatro jogos, respectivamente, enquanto o técnico Caio Júnior foi punido com um confronto de suspensão por ter proferido ofensas contra o Ricardo Marques, assim como o meia Everton também foi punido com uma partida. O volante Arévalo foi absolvido, enquanto Botafogo e Avaí receberam multa de R$ 10 mil cada um.
Após o fim do duelo em Florianópolis, Abreu acabou expulso após partir para cima do meia Marquinhos com socos e tapas. Já Herrera, que não foi excluído de campo pelo juiz, teve sua suspensão decidida com base em imagens de TV que flagraram o argentino pisando em Marquinhos, enquanto o jogador do Avaí brigava com o atacante uruguaio.
Eliminados da Copa do Brasil, Loco Abreu, Herrera e Caio Júnior terão de cumprir suas suspensões no Campeonato Brasileiro, que começa no próximo dia 21. O Botafogo estreia na competição contra o Palmeiras, no dia 22, fora de casa.
O Avaí, por sua vez, lamentou três suspensões pesadas nesta segunda. Marquinhos e o volante Bruno foram os maiores punidos, com cinco jogos de pena cada um, enquanto atacante Rafael Coelho recebeu quatro partidas de gancho.
Caso sejam realmente obrigados a cumprir a pena, os três jogadores só poderão voltar a defender o Avaí em uma eventual final com a participação do Avaí na Copa do Brasil. Eles já começarão a desfalcar a equipe nesta quarta-feira, contra o São Paulo, no Morumbi, no duelo de ida das quartas de final da competição.
O Avaí já avisou que irá recorrer contra as punições aplicadas pelo STJD, assim como o Botafogo deverá fazer nos próximos dias.
Já o árbitro Ricardo Marques, denunciado no artigo 266 (deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida), foi absolvido pelo tribunal.