A organização da Stock Car anunciou, nesta segunda-feira, que o formato dos treinos será modificado no próximo fim de semana, em Curitiba. A partir da segunda etapa da temporada haverá duas sessões de treinos livres de 45 minutos na sexta-feira, uma para cada grupo em torno de 20 carros, e uma sessão classificatória de uma hora e meia.
Já no sábado, acontecerá uma nova tomada cronometrada de 90 minutos pela manhã. Os 10 mais rápidos dos dois dias decidem a pole na superclassificação de 10 minutos.
Além da volta dos ensaios livres, outra novidade é o limite de 18 voltas por carro nos treinos classificatórios. Na abertura da temporada, em Interlagos, os pilotos fizeram somente treinos classificatórios - três com duração de 45 minutos cada e número de voltas ilimitado.
- Não é o ideal, mas já é um avanço. Acredito que o melhor seria abrir mais um treino livre na sexta-feira e deixar o sábado para o classificatório e a superpole. De qualquer forma, é uma evolução em relação ao que havia - diz Andreas Mattheis, chefe da equipe Medley, defendida pelo bicampeão Giuliano Losacco e Guto Negrão.
A etapa de Curitiba utilizará o circuito misto. O anel externo chegou a ser considerado, mas o excesso de carros da Stock Car - 42 alinharam no grid em Interlagos - inviabilizou o uso de um traçado de apenas 2.680 metros.