As duas principais categorias do automobilismo Sul-Americano estarão em Curitiba neste fim de semana. Enquanto a Stock Car é mais veloz e potente, a TC 2000 compensa com tecnologia e competitividade. Com as diferenças técnicas entre os dois carros, percebe-se que os brasileiros são mais rápidos nas retas e os argentinos nas curvas.
Peso Os carros da Stock Car tem 1250 kg enquanto os da TC 2000 possuem 1065 kg. A diferença faz a Stock ter uma velocidade final maior. Porém, os modelos argentinos acabam sendo mais ágeis na ultrapasagens, por exemplo.
Potência Os motores da categoria argentina são menos potentes. São 300 cavalos de contra 450 da principal categoria brasileira. Na potência, a TC 2000 se equipara à V8 Light.
Pneus Na TC 2000 os pneus são idênticos aos da V8 Light: aro 18/265. Na Stock V8 os pneus também são aro 18, mas tamanho 285. Além do peso, este é outro fator que possibilita os carros argentinos serem melhores nas curvas.
Marcas Enquanto na categoria brasileira só competem a Chevrolet e a recém chegada Mitsubishi. Na argentina são outras oito marcas que aumentam a competitividade das corridas e do campeonato.
Investimento A tecnologia, com a utilização da telemetria, é a principal atração da TC 2000. Por conta disso, um carro da competição argentina custa quase três vezes mais do que na Stock R$ 2,2 milhões contra 800 mil por temporada.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”