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Equipe "leite quente" espera apoio caseiro

A equipe Prati-Donaduzzi tem vários motivos para atrair a torcida paranaense na corrida de domingo no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. O time é sediado em Curitiba, a equipe é quase 100% do Paraná, leva o nome da empresa farmacêutica de Toledo e tem no comando uma dupla de pilotos do estado: os irmãos Rodrigo e Ricardo Sperafico. Pela primeira vez desde que estrearam na Stock Car, os paranaenses vão correr uma temporada inteira juntos.

O fator família ajuda no entrosamento entre os pilotos. "É bom estar em casa, se sentir em casa. Eu e meu irmão temos estilos bem parecidos, e isso facilita na tomada de decisões", conta Rodrigo. Por ser uma equipe nova, as expectativas para este ano são modestas.

"Nosso objetivo em 2012 é melhorar o carro. Queremos desenvolver a equipe, para daqui a 3, 4 anos estarmos disputando título", explica Ricardo.

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Novo sistema de pontuação, fim dos playoffs e do pit stop formam o tripé mais significativo de mudanças no regulamento da Stock Car 2012. Mas a principal categoria do automobilismo nacional inovou também na segurança. Se as primeiras novidades tentam tornar a competição mais atrativa para o público, as outras buscam aumentar a proteção do piloto.

O kit segurança para a temporada é amplo e as laterais do veículo receberam as principais alterações. Chapas de revestimento, feitas de colmeia de alumínio e Kevlar, foram inseridas no chassi e conseguem absorver melhor os impactos. O próprio chassi, ou gaiola, ganhou um reforço extra com peças de aço, aumentando a rigidez da estrutura tubular do carro.

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Uma nova pintura antichamas, testada ano passado, também foi aplicada no interior do veículo, e ajuda a retardar a propagação do fogo. O para-brisa conta com um sistema desembaçador.

Na parte estratégica, o fim do reabastecimento durante a prova determinou o aumento do tanque de combustível, agora com capacidade para 100 litros. Além dessas mudanças estruturais, sai o Vectra, entra o Sonic, novo modelo da montadora previsto para chegar ao mercado ainda neste ano.

"Nem sempre a fatalidade é por conta do carro, mas a evolução da segurança tem que continuar. (O automobilismo) nunca vai deixar de ser um esporte de risco", ressalta o piloto Max Wilson.

Outras mudanças estão previstas, como um novo sistema de abertura das portas, para facilitar a saída do piloto – ainda está em fase de implementação. "Os primeiros testes não foram satisfatórios. As portas se abriam sozinhas", explica Zequinha Giaffone, diretor da JL Racing, fabricante do modelo usado nas estruturas de todos os carros. Um novo banco, de carbono e mais resistente, deve ser lançado na 6.ª corrida da temporada.

Serviço: Os treinos de hoje começam às 10 h. Amanhã, a classificação ocorre ao meio-dia. A largada no domingo está prevista para as 9h30. Os ingressos custam de R$15 a R$30, e estão à venda na Fnac do ParkShopping Barigui; pontos de venda autorizados Shell, Goodyear e Bosch; site www.ticketsforfun.com.br e bilheteria do Autódromo.

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Esportes | 6:31

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Max Wilson, campeão da temporada 2010, e Rodrigo Sperafico, último paranaense a vencer a prova em Curitiba, visitaram a redação da Gazeta do Povo e comentaram as mudanças no regulamento da categoria e sobre a expectativa para a disputa na capital paranaense