Assunção Em reunião realizada na noite de quarta-feira, em Assunção, no Paraguai, após o sorteio dos grupos para a Copa Libertadores de 2007, a Conmebol decidiu mudar as regras de classificação das seleções da América do Sul para a Olimpíada de Pequim, que vai acontecer em 2008.
O Torneio Pré-Olímpico deixa de existir. Assim, as duas vagas da América no Sul no torneio de futebol masculino dos Jogos de Pequim serão definidas no Campeonato Sul-Americano Sub-20, que será disputado no Paraguai, a partir do próximo dia 7 de janeiro Essa competição também classificará quatro seleções para o Mundial da categoria, marcado para junho de 2007, no Canadá.
Dessa forma, os times pré-olímpicos da América do Sul terão seu limite de idade reduzido de 23 para 20 anos. Nos Jogos de Pequim no entanto, a idade máxima permitida continua sendo de 23 anos, com vagas para três jogadores acima deste limite.
As mudanças impostas pela Conmebol colocam em xeque a pretensão de Dunga de assumir também o comando da seleção pré-olímpica já manifestada ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
Orientado pelo técnico Nélson Rodrigues, o time Sub-20 do Brasil já está se preparando para o Sul-Americano. Ontem, empatou por 1 a 1 o amistoso com o 7 de setembro, em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Os destaques do time são o volante Lucas, que foi um dos destaques do Grêmio no último Campeonato Brasileiro, e o meia Renato Augusto, do Flamengo.
O Brasil está no Grupo A do Sul-Americano Sub-20, ao lado de Bolívia, Chile, Paraguai e Peru. A estréia será no dia 7 de janeiro, contra os chilenos, na cidade de Caballero. O Grupo B é formado por Argentina, Colômbia, Equador, Uruguai e Venezuela.
Mulheres
Na mesma reunião de quarta-feira, a Conmebol também decidiu que o último Campeonato Sul-Americano feminino, disputado em novembro, na Argentina, valeu vaga tanto para o Mundial de 2007, na China, como para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Dessa forma, Argentina, campeã, e Brasil, vice, já têm vagas asseguradas nas duas competições entre as mulheres, não há restrição de idade.
Deixe sua opinião