O principal campeonato amador de Curitiba vai começar. A Suburbana terá seu início neste sábado (3), às 15h30, com várias partidas espalhadas pela capital.
Esta será a 79ª edição ininterrupta da competição local, que reúne 12 equipes pela Série A. O maior e atual campeão é o Trieste, de Santa Felicidade, com 13 troféus.
Para quem se interessar, há também os jogos do juvenil, que iniciam às 13h30, com a mesma tabela do adulto. A Suburbana de Curitiba é conhecida por sua tradicionalidade. As famílias se reúnem para assistir aos jogos dos times dos bairros, que são marcados por festas nas arquibancadas, campos irregulares, o pão com bife e muita raça dos jogadores.
Há muitos ex-jogadores que, após o término da carreira, se aventuram nos campos amadores. Recentemente, nomes como Rodrigo Mancha e Léo Gago, ambos ex-Coritiba, Raul e Pedro Oldoni, ex-Athletico, passaram por times da Suburbana. Outro nome conhecido é o de Luisinho Netto, ídolo do Athletico, que é o atual técnico do Iguaçu, mas que também teve sucesso nos gramados amadores.
A competição é realizada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) e todos os times são filiados à instituição.
Clubes participantes
Trieste, Iguaçu, Operário Pilarzinho, Vila Hauer, Vila Fanny, Capão Raso, Imperial, Santa Quitéria, Nova Orleans, Novo Mundo, Uberlândia e Vila Sandra.
Regulamento
Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno único, com seis mandos de campo para os times melhores classificados no ano passado. Os oito primeiros classificados jogam mata-matas até a decisão.
Os dois finalistas fazem jogos de ida e volta, com o mando da segunda partida sendo do time que mais somou pontos ao longo da competição. Caso cada equipe vença um jogo, haverá uma terceira partida com o mando também do time de melhor campanha. As decisões estão previstas para final de novembro e início de dezembro.
Confira a rodada de estreia da Série A da Suburbana:
- Iguaçu x Operário Pilarzinho, no estádio Egídio Ricardo Pietrobelli, em Santa Felicidade.
- Vila Hauer x Vila Fanny, no estádio Donato Gulin, na Vila Hauer.
- Capão Raso x Imperial, no estádio José Carlos de Oliveira Sobrinho, no Capão Raso.
- Santa Quitéria x Nova Orleans, no estádio Manoel Gustavo Schier, no Santa Quitéria.
- Novo Mundo x Uberlândia, na Arena Vermelha, no Novo Mundo.
- Vila Sandra x Trieste, no estádio Ozório Claudino de Barros, no Campo Comprido.