Em partida emocionante, a Suíça garantiu sua vaga para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, ao derrotar a Turquia por 4 a 2 nesta quarta-feira, em Istambul. No primeiro jogo, os suíços haviam vencido por 2 a 0.
Com o resultado, os turcos, terceiros colocados no Mundial de 2002, confirmam a escrita que persiste desde 1986, de sempre um dos quatro primeiros lugares ficar fora da edição seguinte (França, em 1990, Inglaterra, em 1994, Suécia, em 1998, e BUlgária, em 2002).
Esperança turca dura até o fim, em vão
A torcida ainda se acomodava em seus lugares, quando a Suíça saiu na frente. Logo aos 36 segundos, Alpay colocou a mão na bola dentro da área e o árbitro belga Frank de Bleeckere, de forma confusa, assinalou. Frei deslocou Demirel e marcou.
Atrás no placar, a Turquia partiu para o tudo ou nada e acabou chegando ao empate aos 23 minutos. Emre cobrou falta da esquerda e Sanli correu por trás da defesa, entrando livre pela direita para cabecear para o gol, sem chances de defesa para Zuberbuehler.
Um lance curioso aconteceu aos 36, em falta perigosa para os turcos. Altintop rolou para Emre que, distraído, não viu a bola passar. O companheiro acabou tocando novamente na bola e o lance foi anulado. Mas a virada veio um minuto depois. Após levantamento da esquerda Sukur cabeceou para o meio da área e Sanli mergulhou para balançar a rede.
Os donos da casa voltaram com tudo e conseguiram um pênali aos seis minutos, quando Akin foi derurbado por Cabanas. Ates cobrou com categoria e aumentou a esperança da torcida, já que faltava apenas mais um gol para carimbar o passaporte.
No entanto, o terceiro gol, ao contrário do que se poderia imaginar, acordou os suíços, que passaram a ameaçar mais. Já os turcos demonstravam mais nervosismo e cometiam mais faltas à medida em que o tempo ia passando.
Após desperdiçar algumas oportunidades, a Suíça finalmente chegou ao gol que a garantiu de vez na Copa aos 38 minutos. Streller recebeu ótimo lançamento, passou por Demirel e tocou para o gol. Sanli ainda diminuiu novamente aos 44, marcando o seu terceiro no jogo, mas o tento salvador acabou não acontecendo.
TURQUIA X SUÍÇA
Estádio: Sükrü Saraçoglu, em IstambulÁrbitro: Frank de Bleeckere (BEL)
Cartão amarelo: Degen (S), Sahin (T), Emre (T), Seyhan (T), Penbe (T), Zuberbuhler (S), Behrami (S), Metin (T)Gols: Frei, a 1 e Sanli, aos 23 e 37 minutos do primeiro tempo.
TURQUIA Demirel; Altintop, Alpay, Syhan e Sahin; Tekke (Ates), Penbe, Emre (Bastuk) e Akin (Metin); Sanli e SukurTécnico: Fatih Terin
SUÍÇAZuberbuehler; Spycher, Mueller, Senderos e Degen (Behrami);Vogel, Barnetta, Cabanas e Wicky; Gygax (Streller, depois Huggel) e FreiTécnico: Köbi Kuhn
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião