Considerado como parte dos testes programados por Curitiba para receber a Copa do Mundo de 2014, o Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino Sub-20 começa formalmente hoje, com o sorteio das chaves. O arbitral será às 17 horas, no Hotel Bourbon, e vai definir a composição dos jogos do torneio internacional, que ocorre na capital paranaense de 20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2012.
Dez seleções lutam pela vaga no Mundial da categoria, em agosto, no Uzbequistão. Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Venezuela, Equador, Colômbia, Peru e Chile conhecerão os grupos e os primeiros adversários nesta tarde.
"Podem dizer que será em uma época esvaziada, durante as férias, com menos pessoas na cidade. Mas o torneio servirá como um laboratório. Questões de logística, hotelaria, transporte e segurança serão testadas, assim como o mobiliário urbano para a divulgação do evento", comentou o secretário estadual do Esporte, Evandro Rogério Roman, que escalou o ex-jogador Paulo Rink para acompanhar a organização do torneio, encabeçada pela Conmebol.
Esta será a quinta edição do Sul-Americano, com domínio total dos brasileiros. O país também foi anfitrião outras duas vezes: 2004 (Rio de Janeiro) e 2008 (Rio Grande do Sul).
Tanto sucesso não se repete no Campeonato Mundial da categoria. O melhor posto do Brasil foi um terceiro lugar, em 2006, na Rússia a Coreia do Norte conquistou o título.
Na edição anterior, disputada na Tailândia, em 2004, o país apresentou ao mundo a craque Marta, que ganhou o troféu Bola de Ouro da competição, vencida pela Alemanha.
A disputa internacional, marcada para a Arena da Baixada, terá dois grupos na primeira fase, na qual as seleções se enfrentam em turno único para se conhecer os dois semifinalistas de cada chave. Nas semifinais, os confrontos serão entre o primeiro de um grupo e o segundo do outro para se definir os dois países presentes na final. Independentemente do resultado da decisão, os finalistas garantem vaga no Mundial.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião