Considerado como parte dos testes programados por Curitiba para receber a Copa do Mundo de 2014, o Campeonato Sul-Ame­­ricano de Futebol Feminino Sub-20 começa formalmente hoje, com o sorteio das chaves. O arbitral será às 17 horas, no Hotel Bourbon, e vai definir a composição dos jogos do torneio internacional, que ocorre na capital paranaense de 20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2012.

CARREGANDO :)

Dez seleções lutam pela vaga no Mundial da categoria, em agosto, no Uzbequistão. Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Venezuela, Equador, Colômbia, Peru e Chile conhecerão os grupos e os primeiros adversários nesta tarde.

"Podem dizer que será em uma época esvaziada, durante as férias, com menos pessoas na cidade. Mas o torneio servirá como um laboratório. Questões de logística, hotelaria, transporte e segurança serão testadas, assim como o mobiliário urbano para a divulgação do evento", comentou o secretário estadual do Esporte, Evandro Rogério Roman, que escalou o ex-jogador Paulo Rink para acompanhar a organização do torneio, encabeçada pela Conmebol.

Publicidade

Esta será a quinta edição do Sul-Americano, com domínio total dos brasileiros. O país também foi anfitrião outras duas vezes: 2004 (Rio de Janeiro) e 2008 (Rio Grande do Sul).

Tanto sucesso não se repete no Campeonato Mundial da categoria. O melhor posto do Brasil foi um terceiro lugar, em 2006, na Rússia – a Coreia do Norte conquistou o título.

Na edição anterior, disputada na Tailândia, em 2004, o país apresentou ao mundo a craque Marta, que ganhou o troféu Bola de Ouro da competição, vencida pela Alemanha.

A disputa internacional, marcada para a Arena da Bai­­xada, terá dois grupos na primeira fase, na qual as seleções se enfrentam em turno único para se conhecer os dois semifinalistas de cada chave. Nas se­­mifinais, os confrontos se­­rão entre o primeiro de um grupo e o segundo do outro para se definir os dois países presentes na final. Indepen­­den­­temente do resultado da decisão, os finalistas garantem vaga no Mundial.