A Superliga 2007/08, prevista para começar na primeira semana de dezembro, terá novidades no sistema de disputa. As novas atrações são a divisão dos times em dois grupos, a realização de quatro mini-torneios e a final em jogo único. A competição masculina terá 15 times, e a feminina, 11.

CARREGANDO :)

Segundo a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou nesta segunda-feira, as equipes formarão dois grupos (A e B), definidos de acordo com nível técnico e localização geográfica. No primeiro torneio, os times jogarão, em turno único, contra todos os rivais de seu próprio grupo. As equipes com melhor campanha em cada chave se enfrentarão na final do torneio. Este último jogo, porém, não conta para a classificação final.

No segundo torneio, os times jogarão contra as equipes do outro grupo. Na terceira disputa, as equipes voltam a jogar com os times do outro grupo, mas o mando dos jogos será invertido com relação ao segundo torneio. No quarto torneio, as equipes enfrentarão novamente as rivais de seu próprio grupo, mas com o mando de quadra invertido em relação ao primeiro torneio. Todos os torneios serão realizados com a mesma divisão de grupos. A cada mês, a RPC TV transmitirá, ao vivo, a decisão de um torneio.

Publicidade

As oito equipes com melhor campanha acumulada na fase classificatória, que leva em conta os quatro torneios, avançarão para as quartas-de-final, que serão disputadas em melhor de três jogos. As semifinais serão disputadas de maneira semelhante, mas a decisão será em partida única, na cidade do time de melhor campanha, mas com mando de quadra da CBV, e terá transmissão ao vivo da RPC TV.

A Superliga feminina terá um jogo para definir a medalha de bronze, com os perdedores das semifinais. Já na disputa masculina, esta definição será de acordo com o índice técnico da fase classificatória.