Após dois anos de jejum, o Brasil conseguiu recuperar a coroa na etapa WQS de Fernando de Noronha, a primeira de nível cinco estrelas da temporada. E o autor da façanha foi o catarinense Jean da Silva, de 21 anos, revelação da nova geração do surfe nacional. Ele, que nunca havia vencido uma etapa da divisão de acesso mundial, com a vitória, passou à liderança do ranking.
Na decisão, em ondas de cerca de 1,5m, na Praia da Cacimba do Padre, ele derrotou o americano Gabe Kling. Antes, havia passado pelo paulista Hizunomê Bettero, de 20 anos. Gabe, por sua vez, garantiu a vaga na decisão do derrotar o carioca Daniel Hardman.
Já o início da bateria final, Jean tirou notas 6,17 e 5,50 e, com 11,67 pontos, deixou o americano precisando de uma nota 8,67. A cinco minutos do fim, Jean voltou a brilhar e tirou uma nota 6,83 para totalizar 13,00 pontos. Com isto, Gabe passou a precisar de um 9,60.
Em sua trajetória, Jean passou, entre outros adversários, pelo catarinense Neco Padaratz, o paraibano Fábio Gouveia. Mas seu rival mais difícil foi o americano Mike Todd, que enfrentou nas quartas-de-final.
- A única bateria que me deixou um pouco nervoso foi a do Mike Todd. - disse o catarinense, que completou 21 anos no último dia 6.
Deixe sua opinião