O gelado mar da Escócia vai receber pela primeira vez uma etapa do WQS, a divisão de acesso do surfe mundial. A cidade de Thurso, nordeste do Reino Unido, fica perto dos icebergs e, segundo os surfistas, tem ondas parecidas com as de Sumatra, na Indonésia.
O local foi descoberto pelos surfistas na década de 70. Nas proximidades da cidade existem alguns picos com ótimas ondas, como Brims Ness. Mas um deles é especial: Thurso East, palco principal do evento, que terá nível cinco estrelas, ou seja, cem mil dólares (R$ 211 mil) de premiação.
Thurso tem condições para o surfe o ano inteiro e as ondas podem chegar a quatro metros. A temperatura média do mar é de oito graus, mas a proximidade do verão escocês faz com que a água fique ainda mais fria, pois é a época em que os icebergs derretem.
O Brasil terá 19 representantes entre os 168 participantes. Para o carioca Marcelo Trekinho, no entanto, as baixas temperaturas serão empecilhos para todos, não só para os brasileiros.
- Até quem mora na Europa vai ter dificuldade também. Nunca fui lá. Só vi fotos. Estou preparado para o frio: duas roupas de borracha, botinhas, luvas e gorro conta Trekinho.
A janela de espera da competição começa nesta terça-feira e vai até o dia 2 de maio
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião