Mais novo integrante da zona de rebaixamento, o Atlético tem pela frente às 18h10, em Florianópolis, o Figueirense, adversário acostumado a complicar causar rebuliços no Rubro-Negro.
Nunca o Furacão conseguiu ganhar do Figueira no Brasileiro a única vitória foi pela Sul-Minas de 2002. As estatísticas em competições oficiais mostram ainda cinco empates e cinco derrotas.
Após três delas o clima esquentou no clube. Em 2002, ano em que defendia o título nacional, o 3 a 2 em Floripa, já na reta final de uma campanha irregular, fez explodir os protestos da torcida contra as noitadas dos jogadores.
As outras duas pelo menos fizeram o time acordar. Em 2004 foi num jogo contra o Figueirense que os torcedores resolveram se rebelar contra o alto preço dos ingressos na Arena. Menos de três mil entraram e centenas ficaram do lado de fora enquanto o Atlético tomava de 3 a 0. A rodada seguinte marcou o início da arrancada rumo ao vice-campeonato brasileiro.
No ano passado a derrota de 2 a 0, fora de casa, foi a última partida do técnico Antônio Lopes antes de ir para o Corinthians. Evaristo de Macedo assumiu e emplacou cinco vitórias seguidas, levando o time à Sul-Americana.
Em situação ainda mais crítica dessa vez, ninguém no Rubro-Negro quer seguir a escrita e deixar para reagir depois de ver o Figueira se dar bem outra vez. "Nossa necessidade de ganhar é tão grande que não podemos nos dar ao luxo de ficar pensando nessas coisas", diz Oswaldo Alvarez.
A resposta é parecida ao falar sobre o jejum de 98 dias sem vencer fora de casa. Depois de fazer 2 a 1 no Santa Cruz (14/5), ainda sob o comando de Givanildo Oliveira, o Furacão empatou com o Cruzeiro e engatou quatro derrotas seguidas longe da Arena (Paraná, Vasco, Corinthians e Grêmio). "É coincidência de fase negativa. Temos de vencer para reagir urgentemente", minimizou Vadão.
A intenção é começar outra arrancada, mas desta vez adotando o Figueirense como ponto de partida e, de quebra, evitando que o costumeiro algoz tumultue novamente as coisas. Afinal, ingredientes não faltam para o clima ferver. Se na semana passada torcedores foram até o aeroporto protestar depois da derrota para o Grêmio, dessa vez centenas de atleticanos estarão fiscalizando de perto o time em Santa Catarina.
Na TV: Figueirense x Atlético, às 18h10, no Premiere F.C.
* * * * * *
Em FlorianópolisFigueirense x Atlético
FigueirenseAndrey; Flávio, Vinícius, Tiago Prado e Henrique; Rodrigo Souto, Carlos Alberto, Marquinhos Paraná e Cícero; Soares e Schwenck. Técnico: Waldemar Lemos.
AtléticoCléber; Jancarlos, Danilo, César e Michel; Alan Bahia, Marcelo Silva, Fabrício e Ferreira; Marco Aurélio e Dênis Marques. Técnico: Vadão.
Estádio: Orlando Scarpelli. Horário: 18h10 Árbitro: Clever Assunção Gonçalves (MG)
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Janaína Paschoal cobra íntegra do relatório da PF sobre suposta trama golpista
Deixe sua opinião