A Fifa anunciou nesta terça-feira o primeiro Tour da Taça da Copa do Mundo, que será realizada de janeiro a abril de 2006. No roteiro, o país pentacampeão não podia ficar de fora e o troféu, que já foi erguido por Dunga em 94 e Cafu em 2002, vai estar no Rio de Janeiro no dia 20 de janeiro e, dois dias depois, passará por São Paulo.

CARREGANDO :)

Em sua estadia no Rio, a taça ficará exposta no Forte de Copacabana, já em São Paulo, ela poderá ser vista no Centro de Convenções do Hotel Transamérica. O tour inclui 28 países e vai passar por 31 cidades num período de três meses.

O primeiro local visitado no dia 7 de janeiro será Accra, capital de Gana, um dos países estreantes no Mundial. Depois da África, a Copa viaja para a América, vai para a Ásia e segue para a Europa, encerrando a excursão no dia 10 de abril, em Roma, na Itália, antes de chegar à Alemanha.

Publicidade

A atual Taça Copa do Mundo foi criada para o Mundial de 74, pois a sua antecessora, a Jules Rimet, foi conquistada em definitivo pela seleção brasileira em 1970. O troféu mede 36 centímetros de altura, pesa 4,970 gramas e é feito em ouro sólido de 18 quilates. Sua base contém duas camadas de malaquita semi-preciosa e tem lugar para 17 pequenas placas para exibição dos nomes dos vencedores da Copa do Mundo - espaço suficiente para os campeões do mundo até 2038.

Roteiro completo da taça: Accra (Gana) - 7 de janeiroLagos (Nigéria) - 11 de janeiroDar es Salaam (Tanzânia) - 14 de janeiroJohanesburgo (África do Sul) - 17 de janeiroRio de Janeiro (Brasil) - 20 de janeiroSão Paulo (Brasil) - 22 de janeiroMar del Plata (Argentina) - 25 de janeiroQuito (Equador) - 28 de janeiroBogotá (Colômbia) - 31 de janeiroAssunção (Paraguai) - 4 de fevereiroSan Jose (Costa Rica) - 8 de fevereiroCidade do México (México) - 11 de fevereiroMonterrey (México) - 13 de fevereiroPort of Spain (Trinidad e Tobago) - 17 de fevereiroLos Angeles (EUA) - 20 de fevereiroTóquio (Japão) - 25 de fevereiroSeul (Coréia do Sul) - 28 de fevereiroCingapura - 3 de marçoJacarta (Indonésia) - 6 de marçoKuala Lumpur (Malásia) - 9 de marçoBangcoc (Tailândia) - 12 de marçoPequim (China) - 15 de marçoXangai (China) - 17 de marçoRiad (Arábia Saudita) - 20 de marçoLondres (Inglaterra) - 23 de marçoZurique (Suíça) - 26 de marçoRostov (Rússia) - 29 de marçoKiev (Ucrânia) - 1º de abrilIstambul (Turquia) - 4 de abrilAtenas (Grécia) - 7 de abrilRoma (Itália) - 10 de abril